26.dez.2012

10 alimentos que não podem faltar na alimentação da gestante

Quando estamos grávidas não precisamos comer por dois, mas devemos pensar nos alimentos que fazem bem para nós e consequentemente para os bebês!



Alimentos que não podem faltar na alimentação da gestante:
1.Ovos
Ótima fonte de colina, nutriente importante para formação neural do bebê. O ovo também é fonte de proteína, vitamina D e E.

2.Carnes (aves, vermelha, porco, peixe)
São fontes de proteína e B6 que são importantes para a formação de tecidos do bebê. A vitamina B6 também é importante para reduzir o risco de depressão na gestante.

3.Verduras Verde escuras – Couve, brócolis
Estas verduras não podem faltar no prato da gestante pois são ricas em ácido fólico, nutriente importante na formação do tubo neural e previne anemia.

4.Gergelim
Alimento rico em nutrientes como cálcio, zinco, potássio. Sendo o zinco um nutriente extremamente importante para o crescimento celular da mãe e do bebê.

5.Cálcio
Elemento importante para formação óssea do bebê e também auxilia na regulão da pressão arterial da gestante
Fontes: verduras verde escuras, gergelim, leites e derivados.

6.Pães, Massas
Estes alimentos são fontes de energia. Neste período a necessidade de energia aumenta porque o metabolismo da gestante está acelerado, mas procure consumir os integrais e sem exageros. Fontes: pão integral, arroz integral, massas, batatas.

7.Frutas
São fontes de muitos nutrientes mas principalmente de Vitamina C. Este nutriente é importante para absorção do ferro (consequente prevenção da anemia), auxilia na formação dos ossos.

8.Peixes – Sardinha, Salmão
Alimentos ricos em Ômega 3. Este nutriente é extremamente benéfico para o desenvolvimento neurológico do feto, podendo estender a duração da gestação, ou seja, reduzir o risco de parto prematuro.

9.Oleaginosas – Castanhas, nozes, amêndoas
Estes alimentos reduzem o risco das crianças desenvolverem asma, renite e outras alergias.

10. Probióticos
Es probióticos são micro-organismos vivos conhecidos como lactobacilos. Na gestação eles auxiliam a gestante a controlar o ganho de peso excessivo, diminuem o risco de aborto e parto prematuro, além de prevenir Diabetes Gestacional e infecções urinárias, muito comuns nesta fase.
Fontes: cápsulas, alguns iogurtes e leites fermentados.

Beijos, Joci

SERVIÇO: 
Jociane Catafesta
CRN2 6376
Nutricionista Funcional
Personal Diet (Gestante, Pós Parto, Baby e Familiar)
Mestre em Gastroenterologia/UFRGS
Aperfeiçoamento em Nutrição Infantil