29.set.2014

10 Dicas para fazer reeducação alimentar sem gastar muito!

A maioria das pessoas tem a visão de que para ter uma alimentação equilibrada é necessário gastar muito dinheiro, alegando que os produtos saudáveis são muito caros. Na verdade, optar por esses produtos não precisa ser necessariamente uma escolha cara. Basta dedicação, ser criativo e ter paciência para elaborar receitas saudáveis.

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1. Vá ao supermercado com lista de compras, se for sem foco acaba comprando itens desnecessários e que burlam sua dieta.

2. Procure ir ao supermercado uma vez por semana para comprar frutas, legumes e folhas e compre em menor quantidade aqueles que estragam rapidamente. Assim evita desperdício de alimentos e de dinheiro.

3. Na feira, frutas, verduras e legumes costumam ser mais baratos. Se fica difícil ir a feira alguns mercados fazem promoção de verduras em um dia da semana determinado. Procure ficar por dentro desses dias. Sempre dê preferência às verduras e frutas da estação; são mais baratas, mais frescas e com menos agrotóxicos.

4. Após higienizar as folhas verdes, seque com secador de vegetais. As folhas quando secas, duram uma semana, em um recipiente bem fechado, dentro da geladeira.

5. Caso tenha local apropriado, faça uma horta em casa e se mora em apartamento pode plantar temperos em vasos de flor, eles crescem rapidinho.

6. Balanceie seu cardápio com carnes, frango, ovos, de acordo com o que estiver mais barato, procurando equilibrar com uma proteína mais barata num dia e uma mais cara no outro.

7. Evite comprar produtos light e diets. Esses alimentos são recomendados aos diabéticos, hipertensos ou pessoas que possuem restrição de algum tipo de nutriente, não exatamente para quem quer perder peso. Então, se forem consumidos em excesso, além de serem caros, não vai fazer diferença na balança.

8. Aprenda receitas de pães integrais, acrescidos de sementes como linhaça, aveia e outras fibras. Fica mais barato e são muito mais saudáveis que o pão francês;

9. Ao preparar, nunca faça uma quantidade exagerada, achando que irá faltar. Isso fará com que você corra o risco de comer mais do que o necessário e desperdiçando alimentos.

10. O arroz integral é mais caro, então intercale com o branco e acrescente uma colher de sopa de semente de linhaça ou outra fibra que sobrou do pãozinho integral feito em casa. Assim, você acrescenta mais fibras na sua refeição e a saciedade dura mais tempo.

Gostaram das dicas? Se tiverem dúvidas ou outras dicas é só nos escrever! 😉

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