O uso correto da mamadeira

Vocês sabiam que existe uma maneira de usar corretamente a mamadeira?
Eu não sabia até esse final de semana, no batizado do Antonio. Conversando com minha tia, que é fonoaudióloga, ela me falou sobre alguns cuidados que devem ser tomados.

Com relação à mamadeira, o primeiro cuidado é com a posição do bebê para mamar: nunca deixem a criança mamar deitada, porque isso tem dois riscos sérios: uma vez que a tuba auditiva do bebê é curta, o leite pode ir para o ouvido, podendo causar otite; as otites de repetição freqüentemente causam um prejuízo na aquisição de linguagem devido ao rebaixamento auditivo na primeira infância . 

Outro risco de mamar deitado é o desenvolvimento de alteração ortodôntica e nas funções de respiração, fala, mastigação e deglutição, uma vez que para se proteger do forte jato de leite a criança automaticamente projeta anteriormente a língua, criando desde cedo um mau hábito que pode gerar um desequilíbrio mio-funcional.

Outro cuidado com relação à mamadeira é quanto ao tamanho do furo, que não deve ser nem grande demais, porque é importante que o bebê sugue e exercite sua musculatura orofacial e nem pequeno demais, para não ficar tão cansado que desista de mamar; para vocês saberem a medida certa do furo vou dar uma dica: virem a mamadeira para baixo e a mesma deverá gotejar: se a mesma não gotejar, o furo está pequeno demais e se jorrar fortemente o líqüido, o furo está grande demais. Jamais aumentem o furo com tesoura!

Quanto mais sentado o bebê estiver melhor. Ela me contou sobre sua experiência de mãe com meu primo, que sempre tomou em copo, desde bebê, ao tomar leite no meio da noite, era sentado, e ele chegava a dormir sentado. FOFO!

E quando devemos retirar a mamadeira? Claro que cada criança é uma criança, mas o ideal é retirar a mamadeira até os dois anos de idade, porque após essa idade já haverá prejuízo do desenvolvimento dos maxilares, da oclusão dentária e das funções de respiração, fala, mastigação e deglutição. Ressalto que aos dois anos de idade a dentição de leite já está completa, então a criança já tem condições de se alimentar normalmente, como as demais pessoas da casa.

A maioria das crianças aos dois anos já estão na escola. Peçam às professoras para que elas sejam suas parceiras no processo de retirada da mamadeira, incentivando o não uso na escola, mostrando que a maioria dos amigos não utilizam e entretendo a criança de modo que ela não vai nem lembrar.

Pode-se trocar a mamadeira por um copo de treinamento,ou outro que a criança escolher, ela vai amar, tem aqueles com canudos, que são ótimos!

Beijos
Angi