22.mai.2012

O que levar na mala da maternidade do bebê?

Lembro como se fosse ontem quando começamos a arrumar a mala da maternidade, é um marco na gravidez, sinal de que está chegando a hora do bebê nascer, e nossa vida mudar para muito melhor para sempre!
Eu arrumei a mala da maternidade com 37 semanas, mas isso depende de cada mãe e da gestação. Se está indo tudo bem, se o bebê não está apressadinho, se a mãe é ansiosa, ou quer deixar tudo pronto o quanto antes, vai de você.

Como a partir das 38 semanas o bebê pode escolher vir ao mundo a qualquer momento, eu optei por arrumar tudo quando estava com 37 semanas.

Imagem do google

A mala é super importante, mas ao mesmo tempo temos que pensar racionalmente, a casa não é tão longe da maternidade, se esquecer de alguma coisa não será o fim do mundo, alguém vai em casa e busca, ou passa numa farmácia e compra, vai dar tudo certo!

Lembrando que normalmente ficamos entre 2 a 3 dias na maternidade. Quem terá seu bebê em maternidade particular, normalmente fornecem fraldas, já em hospital público eu não sei dizer, acredito que não forneçam, então é importante levar fraldas. Ainda é importante sabermos que a mala vai variar conforme a estação do ano que o bebê nascer, mas mesmo no verão precisamos levar roupas mais quentinhas, o hospital terá ar condicionado, o carro de volta para casa também, então é fresquinho.

* Fraldas tamanho RN e P, eu usei RN por quase 1 mês, isso que Antônio nasceu com 3.520kg e 51cm, não foi um bebê pequeno. Nos primeiros dias usamos em torno de 8 fraldas por dia, então façam os cálculos. (Informação para as maternidades que não fornecem fraldas)

* 6 conjuntos de roupas, eu separei em saquinhos, e nomeei todos eles, 1ª TROCA, 2ª TROCA, assim até a última troca. A roupa da primeira troca é aquela roupa que amamos, pois serão as primeiras fotinhos do bebê! Cada conjunto separe com 1 body + 1 mijão (calça com pés) + 1 roupa principal que pode ser macacão/vestido/conjunto + 1 meia + 1 fraldinha de boca !
Levei 4 aquinhos com conjuntos de roupas do tamanho RN e 2 de tamanho P. Para mim deu tudo certo.
Abaixo está um exemplo dos saquinhos com os conjuntos, para vocês visualizarem como são esses saquinhos e conjuntinhos.

Imagem do google
Imagem do google

* 2 casaquinhos de lã, Antônio nasceu no inverno, dê preferência para os de botões que não tenham que passar pela cabeça; se for verão leve de linha, que são mais fresquinhos;

* 1 cobertor antialérgico, lembrando que Antônio nasceu no inverno, se for verão, leve algo mais fresquinho, de linha, ou outro tecido mais leve;

* 1 manta de lã;

* 6 Fraldinhas grandes de pano para apoiar o bebê nos ombros ao arrotar, eu comprei aqueles de ombro mesmo, e não usei nenhum, usei fraldinhas, são maiores, mais práticas de lavar, eu recomendo;

* Kit higiene: pente/escova de cabelo, tesourinha/cortador de unha, sabonete líquido (normalmente o hospital dá um kit, mas melhor prevenir), chupeta (eu levei, usei e para mim foi bom, fica a critério da mamãe), álcool gel.

* Caderno de visitas para os amigos e familiares deixarem uma mensagem especial, será uma recordação que seu filho vai adorar,

* Lembrancinhas da maternidade.

Para a malinha do bebê é isso, pode parecer que são muitas roupas, mas se fores ficar 3 dias, é sempre bom ter uma peça de roupa reserva em caso de vômitos, cocô ou xixi que vazou na fralda, eu usei 5 conjuntinhos dos que levei.
É importante que estejam lavados com sabão de coco ou neutro, para que o bebê não possa ter alergia a algum sabão normal. O recomendado é que sempre coloquemos no bebê uma peça de roupa a mais que em nós, não é bom encher de roupa para não deixá-lo desconfortável e febril. É provável que as enfermeiras ajudem vocês, se tiverem dúvida toquem a campainha quantas vezes forem necessário, inclusive na madrugada.
As maternidades preferem que os bebês não usem lacinhos nem pulseirinhas, que podem acabar se perdendo, quem não resistir saiba disso.
Espero que ajude as mamães, e ainda essa semana a mala da mamãe e do papai! Vocês acrescentariam alguma coisa na lista,mamis?
Beijos

Comente pelo Facebook

  • charmosa

    gostei tou gravida de 5 meses e uma menina como sou rica vou coprer tudo desing de luxo tenho 20 anos sou nova mas rica

    • Simone

      Rica e fútil (pelas suas palavras fora do contexto), mas precisa aprender a escrever…rsrsrs

      • maedeguri

        hehehe Simone, rindo muito aqui!

        • Soraya

          Rica e burra pq eu com sua idade estava fazendo intercambio na Inglaterra e planejando meu futuro e não gravida falando besteira na internet! Vai estudar que dinheiro não aceita desaforo !

      • Juliana Lima

        assino em baixo!

  • Natali Gomes

    Nossa Angi… adorei as dicas, estou de 35 semanas, e já quero deixar tudo pronto… Muito obrigada!

  • Fabia

    Adorei as dicas e vou seguir direitinho… Achei bem coerente e explicou exatamente o porque de tanta roupa na mala. Estou de 31 semanas e semana que vem já vou arrumar. Obrigada

  • Losangela

    adorei as dicas estou de 29 semanas ganho no começo de
    fevereiro , viu deixar tudo pronto com 36 pra 37 semanas !!!!

    • Soraya

      Adorei as dicas !! só uma pergunta ! Vc levou roupinhas coordenadas com as mantas? uma manta só não é pouco? Pq vejo esses conj de manta e macacão acho tão lindo mas fico na duvida se devo ou não gastar dinheiro com tantos (6)… Obrigada !! e Parabéns pelo Blog !
      Soraya

  • Rosana

    Amei suas dicas! Estamos com 24 semanas, porém ja estou ansiosa pra arrumas as malinhas…

  • Gabriela Taji

    Oiiiii…ótimas dicas… estou começando a fazer a mala do bebe e estava mto na duvida… me deu umas esclarecidas… :) Obrigadaaaaa e parabéns pelo Caetano!!! Beijos

  • Jo

    kkkkkkk nossa vc disse tudo Simone. coitada dessa criança.

  • Cláudia

    Eita coitada dessa charmosa… o português dela é trágico! Mas vamos ao que interessa… fantásticas suas dicas,. Moro no nordeste e aqui é calor o tempo todo, ainda que chova, rsrsrs. Penso que quanto menos roupa, melhor. Penso tb que beleza é legal até por conta das fotos, mas conforto e praticidade são prioridades neh??? Abraços. Estou com 35 semanas e correndo para os processos finais!!!! kkkkk

  • neginha

    Rica mas burra , Hoje em dia dinheiro não e a solução de tudo
    quer chama a atenção e não sabe o que e ética
    –charmosa pinta o bumbum de vermelho seria melhor no seu caso

    estou gravida de de 30 semanas -
    dicas maravilhosa esclareceu todas minha duvidas
    e não vejo a hora de fazer a mala de maternidade

    bjo

  • Thais

    Amei as dicas!!!
    Estou grávida de 33 semanas de uma menininha!!!
    Já vou preparar a bolsa! Esperar 37 semanas? kkkkkk Minha princesinha corre o risco de ficar pelada! kkkkk na minha 1a gestação (essa é a 2a), meu menino veio com 37 semanas! Ainda bem que a mala dele já estava pronta! rsrsrsr

Leia mais!