O desfralde { Na hora certa, na hora dele! }

potty training

Sempre pensei que o desfralde seria simples, quando Antônio estava com 1 ano e 8 meses eu comecei a tentar. Mesmo sem ele demonstrar que estava pronto para mais essa etapa. E aí foi o meu primeiro erro. Pois acredito que todas as etapas da infância quem tem que estar pronto são os filhos e não as mães.

Fui vendo alguns filhos de amigas desfraldando, e achei que era a hora. Providenciamos pinico, assento redutor com escadinha… tudo para facilitar o processo. E não deu certo! Antônio ainda não avisava quando ia fazer xixi, então era xixi para fora do pinico, no chão, nas roupinhas, menos no penico… muito choro e frustrações.

Daí resolvi esperar mais, até ele avisar quando estava com xixi ou cocô, ou seja, esperar até a hora dele. Só que ele fez 2 anos, 2 anos e meio e nada de sinais. Na escola que ele estudava o processo de desfralde aconteceria só esse ano. Então fiquei super receosa de começar o desfralde em casa e na escola não ter suporte, pois acredito que quando a escola e a família “se une” para um processo, como o do desfralde, é sempre mais “fácil”. Mas com a demora de sinais, com a pressão de pessoas de fora, ouvi muitas vezes que era preguiça minha e resolvi tentar, mesmo sem a escola estar envolvida eu resolvi tentar mais uma vez…porém não rolou.

Depois de tentar 2 vezes eu comecei a ler livros e conversar com outras mães, descobri que nem todas as crianças ficam prontas na mesma hora e que é super comum as crianças desfraldarem até os 3 anos, ou até um pouco mais. Me deu um alívio e muita culpa, por de certa forma, pressioná-lo, já que deixava o pinico a vista para ele ir se acostumando, né?

Foi quando relaxei, até porque vamos nos mudar em breve e sei que ele terá uma rotina nova. Terá muita coisa nova para se acostumar. Foi quando na semana passada viajei, fui num evento da baby.com.br e marido me ligou para contar que Antônio não quis mais usar fralda e fez xixi no penico. Segundo ele, o guri fez uns 10 xixis no penico e 16 fora, mas avisava, corria para o banheiro mesmo fazendo o xixi e não quis mais usar fralda. E desde aquele dia ele só tem feito xixi no penico, ou no vaso (de pé), como o papai.

E o desfralde aconteceu, simples assim, como deveria ter sido desde o começo. No tempo dele. Não adianta querermos antecipar um processo, eles tem o tempo deles e temos que respeitar, entender, aceitar. E daí que o filho da vizinha desfraldou com 1 ano? Cada criança tem seu tempo. Claro que tem criança que desfralda com 1 ano, 1 ano e meio, e tem criança que desfralda com 3 anos, ou um pouco mais. Assim como tem criança que fala antes das outras da mesma idade, ou que anda antes. E tudo bem!

Hoje eu vejo isso claramente, não existe dica ou plano infalível, o que existe é respeitarmos o tempo deles. Termos paciência, sabedoria para apoiarmos eles nas conquistas, quando eles estiverem prontos para as mesmas!

Beijos

Angi

 

  • Viviane

    adorei, precisava ler isso…

  • Fernanda Pires Schumann

    muito bom!!!!! bom ouvir isso!

  • andreia

    nossa , me vi ali … joao co 2 ano e 5 meses e nada . tentei tbm e nada .. agora ta aliviada

  • Leciane

    As minhas princesas sairam da fralda com 3 anos, foi no tempo delas sem maior extress com auxilio total da escola onde elas estudam.

  • Lorena Silaman

    Estou tentando com o meu filho de 2 anos e 4 meses, ate agora foi tranquilo, tem hora que ele pede, te hora que esquece…mais assim vai indo. So nao sei se com o coco sera assim tbm, ele é um reloginho, mais creio que sera um pouco mais complicado. Vamos ver.
    Adorei o post, beijos

  • Kendra de Andrade

    O meu bebê tem 1 e 9 meses, como moro no SC estava esperando o tempo esquentar para começar a tentar… Confesso que estou me sentindo perdida, sem saber como começar, mas agora depois de ler estou mais tranquila.

  • katia3011

    com o Diogo foi mais facil do que eu imaginava,ele esta com 2anos e 4meses e ja tirei ate da noita!

  • Danieli

    Amei a materia, isso é muito importante, alem do mais, quando somos pais de primeira viagem!!! To mais tranquila agora, em poder permitir que meu filhote tenha seu tempo certo nas coisas e nos aprendizados futuros!!!
    Parabens pela materia…

    bjos

  • Martha

    Muito boa mesmo ! cada um com seu tempo…

  • Leidi

    Muito bom esse post, Angi! No meu caso tbm foi assim… meu filhote era o único da sala dele que ainda usava fraldas. Mas esperei o tempo dele, e uma semana antes de completar 03 anos, ele não quis mais…fazem uns 60 dias já… e nem a noite ele está usando. Tudo tem seu tempo certo mesmo!

  • Fernanda

    Ótimo! Estou nesta ansiedade com o meu filho de 1 ano e 5 meses que não fala, só aponta. Tento de tudo para estimular, inclusive pensei que a escolinha, que começou há 2 meses, ajudaria no processo. Mas estou deixando de lado a cara feia de todos que veem meu filhote e sempre perguntam por que não fala, e estou apenas vivendo as conquistas dele, que também são muitas!!!

  • Path

    Oi Angi, tudo bem? Me chamo Patrícia e sempre acompanho vc aqui e no face. ADORO!

    Tbm sou mãe de um menino de 2 anos e 2 meses. Bom meu filho já faz cocô no vaso desde os 5 meses (a vovó que acostumou, e ele hoje que já sabe falar pede, antes só fazia força e a gente já saia correndo hehehe). Então, até achamos que se foi ‘fácil’ com o cocô provavelmente seria difícil com o xixi…mas que nada! Foi simples tbm…e pra ajudar ainda comprei um piniquinho coisa mais linda do mundo que o Cauã adora…e faz xixi a cada 2 min. Dá uma olhada no link dele que postei na minha página do face. Espero que goste e se puder indique p/ suas leitoras. Não tô ganhando nda heim…hehe…só que compartilhar o que deixa a vida mais fácil É COMIGO MESMO.

    Bjs Deus abençoe vc e toda sua família.

    Path

    Segue o link.

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=211630292341409&set=a.161283824042723.1073741828.161247257379713&type=1&theater