19.dez.2017

22 comportamentos essenciais para o desenvolvimento da autonomia da criança entre 4 a 5 anos! Ensine-os!!

Oi mamães, você sabe quais são os comportamentos que o seu filho/sua filha de 4 a 5 anos de idade já é capaz de aprender? Quanto tempo você dedica a ensinar?

Um dos princípios para o desenvolvimento da autonomia/independência de um ser humano é o cuidado que o ambiente a sua volta tem de ensinar aquilo que ele já é capaz de aprender. Os marcos do desenvolvimento é um guia essencial para direcionar os adultos responsáveis por uma criança. Ter o conhecimento do que a criança é capaz de fazer em cada faixa etária é fundamental para ensinar/estimular o aprendizado de um novo comportamento no dia-a-dia.

São apresentados 22 comportamentos, de crianças na faixa etária de 4 a 5 anos de idade, que já podem ser ensinados e/ou estimulados, confira:

  1. Limpa o que derramou, indo buscar um pano por conta própria;
  2. Evita veneno e todas as substâncias prejudiciais;
  3. Desabotoa sua roupa;
  4. Abotoa sua roupa;
  5. Retira pratos e talheres da mesa
  6. Encaixa zíper em sua terminação;
  7. Lava as mãos e o rosto;
  8. Usa talher apropriado para se alimentar;
  9. Acorda durante a noite para ir ao banheiro ou permanece seco toda a noite;
  10. Limpa e assoa o nariz em 75% das vezes, sem lembretes;
  11. Toma banho sozinho precisando de ajuda apenas para lavar as costas, pescoço, cabelo e orelhas;
  12. Usa a faca para espalhar manteiga no pão;
  13. Aperta e afrouxa cintos e fivelas nos vestidos ou calças e sapatos;
  14. Veste-se sozinho, incluindo botões, fechos, cintos e fivelas dianteiros, mas não dá laços;
  15. Serve-se à mesa, enquanto um dos pais segura a travessa de comida
  16. Ajuda a pôr a mesa, colocando corretamente pratos, talheres e guardanapos, quando recebe instruções 
  17. Escova os dentes;
  18. Vai até o banheiro a tempo, retira a roupa, usa papel higiênico, dá descarga e veste-se sem ajuda;
  19. Penteia o cabelo;
  20. Pendura roupas em cabide;
  21. Enfia cordões em sapatos/tênis
  22. Amarra ou dá laços nos cordões dos sapatos/tênis

Faça sua listinha: o que sua criança já faz? Que tal selecionar dois comportamentos para ensinar ao longo dessa semana?!?! Entre em ação!! Você vai se encantar com as mudanças e com o crescimento da autoconfiança de seu pequeno/pequena!!!

Lembre-se sempre: são comportamentos observados, de acordo com a literatura da área de desenvolvimento infantil. CADA CRIANÇA É ÚNICA! No entanto, nessa faixa etária, a criança já é capaz de desenvolver todos esses aspectos citados (quando estimulada e valorizada!).

Ana Paranzini é Psicóloga (CRP 08/09142), com Mestrado em Psicologia Clínica (PUCCAMP) e atua em Orientação de Pais. Idealizadora do Programa on line ADEUS BIRRAS e do Programa on line de ORIENTAÇÃO DE PAIS – Quando eu mudo… meu filho se transforma, que já ajudou e está ajudando muitas famílias a educarem seus filhos de maneira efetiva e prazerosa.

Fonte: O Inventário Portage Operacionalizado: Intervenção com Famílias. Lúcia C. A. Williams e Ana Lúcia R. Aiello. Editora Memnon, 2001.

Serve-se à mesa, enquanto um dos pais segura a travessa de comida;

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