17.nov.2015

5 dicas para engravidar naturalmente!

Mamães, a partir de agora teremos uma colunista nova! É a Dra Denise Coelho, ginecologista  e blogueira do Portal Bebês, que falará sobre a saúde da mulher, gravidez, pós parto, e estará disponível para tirar as nossas dúvidas! Legal, né? Estou muito feliz, assim o Blog ganha muito em conteúdo, nada como uma especialista para escrever sobre um assunto tão importante! 

dicas para engravidar

Imagem daqui!

O sonho de boa parte da nossa sociedade após atingir a idade adulta é ter filhos. Essa tarefa porém pode não ser fácil para todos os casais tendo em vista que atualmente, cerca de 12% dos casais entre 25 e 35 anos no Brasil, afirmam ter tido dificuldades para engravidar (dados do IBGE 2014) sendo que a maioria dessas mulheres afirmam ter sentido inclusive os primeiros sintomas de gravidez enquanto nunca estiveram grávidas.

Com o avanço da medicina e tecnologia, este sonho ficou mais viável inclusive para os casais que encontram maiores problemas e que já possuem diagnóstico de infertilidade. Estes obstáculos não são inatingíveis como eram antigamente.

No post de hoje vamos dar 5 dicas para auxiliar aos casais que possuem dificuldades para engravidar!

Note, o acompanhamento profissional é sempre necessário porém existem métodos alternativos e naturais que podem também dar “uma forcinha” ao casal. Você sabe quais são? 

1- Consuma alimentos ricos em Vitamina E

Tanto você quanto o seu parceiro não devem deixar de ingerir alimentos que contenham bastante vitamina E que é excelente para a fertilidade. Para isso, as melhores fontes são: carnes, gérmen de trigo, ovos, nozes e grãos integrais.

2- Aproveite o período fértil

É uma das melhores opções e a mais certeira! Só para lembrar, o período fértil dura aproximadamente 6 dias onde acontece a ovulação, ou seja, é o melhor momento para que se possa aproveitar ao máximo e realizar a tentativa.

Alguns médicos aconselham os casais a terem relações, neste período, dia sim e dia não. Segundo eles, essa alternância é necessária para que o sêmen ejaculado possa manter a sua qualidade. É comum sugerir ao casal que tenha relações sexuais 3 vezes por semana a partir do fim da menstruação. Deste modo, serão realizadas 3 relações durante o período fértil com o sêmen de boa qualidade.

3- Evite o uso de lubrificantes no sexo

Segundo especialistas, o uso de lubrificantes vaginais não é recomendável para quem deseja engravidar uma vez que, eles mesmos dificultam o movimento dos espermatozoides em direção ao interior da vagina e assim pode reduzir as chances de fecundação.

Por outro lado, a saliva também é outro fator que dificulta a mobilidade dos espermatozoides, ou seja, se fizer o sexo oral antes da penetração é bastante possível que as chances de fecundação sejam reduzidas. Mesmo que ainda não existam estudos científicos que comprovem essas hipóteses, na dúvida, é melhor evitar.

4- Se afaste do cigarro e do álcool

Embora você saiba é bom ressaltar que estes dois itens podem dificultar a realização do seu sonho. Quando os homens fumam, a qualidade do seu sêmen é reduzida e quando é o caso da mulher os folículos ovarianos são danificados e a motilidade das trompas é diminuída. Quanto ao álcool ele prejudica mais as mulheres em sua capacidade fértil do que os homens. Então o melhor que se tem a fazer é evitar!

5- Tome cuidado com o estresse

Sim. Difícil não menciona-lo quando o assunto é saúde e bem-estar. O estresse sempre se torna um agravante em toda e qualquer situação. No caso de casais que tem dificuldades ou que já são mais idosos e desejam ter o primeiro filho é muito provável que a ansiedade tome conta por realizar este sonho e, se não conseguem rapidamente, abre-se espaço para a tristeza e frustração que acaba por dificultar ainda mais o processo. Por mais que ambos queiram muito um filho não devem tomar o desejo como obsessão, caso contrário, haverá até bloqueios psicológicos que retardarão ainda mais as chances de realização.

Esses 5 passos, embora simples,  geralmente são ignorados por justamente serem simples, mas são logo eles que fazem a diferença na vida de muitos casais. Deste modo, não os ignore. Leia e releia este artigo quantas vezes achar necessário e se tiver dúvidas é só deixar uma mensagem abaixo ou nos enviar um email. Saúde e sucesso familiar!

Até o próximo post, mamães!

Dra Denise Coelho

Comente pelo Facebook

  • Emylaine

    Eu quero muito engravidar novamente, meu filho está com 1 ano e 7 meses, continua mamando, mas minha menstruação nunca venho desde que fiquei gravida dele. O que faço para saber quando vou ovular, e será que estou com algum problema hormonal, por isso que não menstruo?

  • marcia biondo

    meu marido é circunsidado e tem o penis grande… por isso sempre uso creme e faço sexo oral… vou ter dificuldade então?

Leia mais!