28.mar.2013

5 Razões para NUNCA ter um andador!

Existem assuntos que chamamos controversos, é quando cada um tem uma opinião diferente sobre o assunto e não necessariamente uma delas está errada. Esse não é o caso do andador. É consenso (ou seja todos concordam) que o uso de andador está PROSCRITO (contra-indicado). Todas as Sociedades de Pediatria, Americana, Canadense, Brasileira e outras são contra a comercialização e o uso dos Andadores. Estarão tantos especialistas errados ou serão lucros dos fabricantes o que permite com que esse produto continue sendo comercializado?
O Canadá conseguiu a proibição da comercialização e inclusive da importação do produto desde 2004. A Academia Americana e Brasileira tentam fazer a mesma coisa. Nos Estados Unidos e na Europa existem normas rígidas de controle de qualidade para TENTAR aumentar a segurança, no Brasil não existe regulamentação nenhuma e mesmo que essas sejam criadas os riscos continuarão a existir. Como foi comprovado nos países que já tem regulamentação.

Veja 5 razões para NUNCA comprar um andador ou se desfazer do seu o quanto antes (coisa ruim a gente não doa nem vende, destrua):

1. RISCO DE MORTE:
Os acidentes são principalmente por queda de degrau ou escadas, e afetam principalmente a cabeça da criança, que está mais exposta e desprotegida. O osso do bebê é mais “molinho” então é mais fácil que uma batida na cabeça cause lesão do cérebro. Como a criança consegue uma velocidade maior com o andador também aumenta a “força” do trauma causando lesões mais graves.

2. OUTROS PERIGOS:
O Bebê no andador está sentado a uma altura maior que ele deveria. Isso dá mais “liberdade” a criança. Como sabemos, limites são importantes desde cedo na vida. Com uma altura maior a criança será capaz de alcançar objetos que representam riscos, como facas, fogão, puxar a toalha da mesa e cair algum objeto sobre ela, alcançar produtos perigosos e tóxicos. A maioria dos acidentes com o andador ocorrem com a supervisão do adulto, pois as crianças tem mais velocidade em cima do andador e os adultos não conseguem evitar o acidente.

3. ATRASO NO APRENDIZADO:
Como publicado na revista Pediatrics, uma das principais revistas científicas da área, crianças que usam andador demoram mais para aprender a andar, e inclusive podem apresentar um atraso no desenvolvimento motor e mental. Além disso apresentam prejuízo no estímulo ao fortalecimento e atividade muscular da criança. Conforme estudo as crianças que usam andador sentam, caminham e andam mais tarde que as crianças que não usaram andador. E os que usam andadores possuem escores inferiores nos testes de desenvolvimento.

4. Prefira uma DOR NAS COSTAS passageira do que uma DOR DE CABEÇA eterna:
Se você planejou ter seu filho, sabia que teria trabalho. Se você não planejou, certamente também optou por amá-lo e protegê-lo. São poucos meses que ele precisa para aprender a andar sozinho, tenha paciência, incentive-o e se dedique a ajudar o desenvolvimento dele. É melhor GANHAR esse tempo junto do seu filho do que PERDER tempo no hospital e com preocupações que você pode ter com as sequelas dos acidentes para o resto da vida.

5. NÃO PERCA OS MOMENTOS MAIS EMOCIONANTES DA VIDA DE SEU FILHO: Aprenda a curtir os momentos. Hoje em dia estamos todos ocupados, mas filho exige cuidado e atenção. Curta cada fase do desenvolvimento dele, ensine e tire fotos. Alternativas mais seguras e prazerosas que você pode usar: Tapete de recreação (esse tapetes tipo de borracha) – permita a criança se desenvolver no seu próprio passo, você acompanhará ela ao rolar, sentar, engatinhar, levantar e depois andar com apoio. Esse é o desenvolvimento normal que a criança precisa, ela não precisa andar do tempo certo. Além disso outros acessórios podem te ajudar com a dor nas costas uma vez que a criança já está mais preparada: Colete para apoio, brinquedo com rodinhas para a criança empurrar e se apoiar.
Se você está ocupada no momento, é mais seguro deixar a criança no cercadinho com os brinquedos apropriados para ela e com sua supervisão, do que no andador correndo por aí.

Tudo isso pode parecer muito exagerado, mas buscar informação hoje em dia é fácil. Procure no google pelos acidentes com andadores e você vai se surpreender (até eu mesmo me surpreendi).

Todo Pediatra que trabalha em Pronto-Socorro já atendeu alguma criança com trauma crânio-encefálico por causa de andador.
Converse com seu Pediatra, escute a opinião dele e se acerque de mais informações sobre o assunto, antes de expor seu filho a um risco desnecessário e que não traz benefícios para ele.

Qualquer Dúvida entre em contato.
Boa Páscoa e Curta o tempo com seu filhote!
Visitem também o site Seu Pediatra e curtam a Fan Page no facebook AQUI!

Ahhh, e esse ano foi PROIBIDA PELA JUSTIÇA A VENDA DE ANDADORES em todo Brasil, leia mais aqui ó!

Referências daqui!

Comente pelo Facebook

  • Larissa Leal

    Com 6 meses meu filho ganhou um andador…usou bem pouco,mas aproveitou ele,não deixava ele ficar muito tempo,deixava ele mais no chão,pra aprender ” se virar” sózinho,deixava ele mais na hora de dar comida para ele,mas graças a Deus nunca tive problema nenhum com acidentes e nem no aprendizado dele,pois ele se arrastou por um tempo,engatinhou,logo começou a se segurar e andar agarrado e ja começou a se soltar.Eu não tive problemas com isso e caso venha ter outro filho,vou usar novamente o andador.

  • Cassia Regina

    Não tive problemas nenhum com andador. Meu filho usou e começou a andar sozinho com 10 meses e minha filha também usou e andou com 11 meses e sem engatinhar!!!!

  • Ana

    “Meu filho usou e não morreu, então os riscos de acidentes são mentira”. Eu também nunca morri, mas um dia…

    • Sibele Fernanda Machado

      Riscos de acidentes são verdades….. apesar de eu usar, minha primeira filha, caiu d aporta pra fora, por descuido do pai dela….. poderia ter sido uma coisa pior, mas ela n se machucou….mas nem por isso deixei de usar nos outros filhos, acidentes acontecem com qualquer coisa, a criança pode ta engatinhando e cair da porta a fora tbm né….

  • Tatiana Ribeiro

    eu sempree tive medo de andador..principalmente pq moro na parte de cima..altoo..tem escada…mas tenho sobrinhos que usaram quando pequenos e não tiveram problemas,mas eu não quis comprar…é msm um tema muitoo delicado…como tudoo que se refere aos filhos…tem gente que odeiaa os cercadinhos,na época que o davi nasceu achei que era um daqueles itens que não são tão necessarios quando vc não tem uma boa estrutura financeira sabe??!!!…pode viver sem…mas depois vi que fez falta…mas do andador continuo não gostanto e não querendo.

  • Andrea de Paula

    Tive duas filhas e usararm andador e graças a Deus nunca tive problemas, pelo contrario, as duas andaram com 9 meses, e agora tenho dois meninos gemeos com seis meses e ja´comprei andador pra eles e eles estão gostando muito, é só estar sempre atento e evitar lugares acidentados. Não é por isso que amo menos meus filhos e que não quero ter trabalho com eles, pelo contrario, por ama-los tanto é que quero o melhor pra eles. Desculpem mas essa é a minha opinião.

    • Flávia Mesquita

      a matéria fala de fatos comprovados, não de achismo!
      Ninguém tá falando de amar menos ou mais o filho, gente!

    • Emily

      Que absurdo!!! É só pesquisar em literatura específica, o bebê que anda mais cedo não é melhor que os outros, pelo contrário o bebê que explora mais o chão encatinhando desenvolve diversas áreas do cérebro que só de desenvolvem quando a criança olha debaixo para cima, ou seja na posição de engatinhar. A natureza é perfeita e a criança anda quando sua coluninha e demais órgãos estão maduros, pular fases só traz prejuízos que muitas vezes não são vistos a olho nu. Não tenho nada a ver com sua vida, mas me revolto com uma mãe não estudar para dar o melhor desenvolvimento possível aos seus filhos. Não sou leiga a propósito, sou Pedagoga, Psicopedagoga e Neuropsicopedagoga.

      • Nivea

        Nem todas as crianças passam por todas as etapas corretamente independente de andador ou nao, n eh preciso ter todas essas especialidades para saber disso, tenho uma sobrinha q andou com nove meses, nunca usou andador e nunca engatinhou, entao o andador nem sempre atrapalha nessa questão, eh preciso n generalizar. Meu bb também n engatinhou quis logo andar e comprei um andador onde deixo ele para fazer almoço essas coisas ou no cercadinho, pois n tendo empregada. Sempre eh preciso bom senso em qualquer coisa no mundo. N vou deixar meu bb sem,supervisão no andador assim como n deixaria no chão onde ele pode tenta levanta cai e bate a cabeça do mesmo jeito, entao mesmo no andador eh preciso alguém de olho, n eh por folga q algumas pessoas usam o andador..

    • samuara

      concordo plenamente com vc!

  • o meu filho usou andador desde dos 6 meses e com 9 meses caminhou!

    • Miscay

      ACHO QUE AS CRIANÇAS CAMINHAM MAIS RÁPIDO PRA SAIR LOGO DESSE TROÇO………QUE PELAMORDEDEUS NINGUÉM MERECE FICAR PENDURADO………NUM ANDADOR…

  • é usar com moderação,não vai deixar o bebe o dia todo no andador e nem sozinho.

    • Sibele Fernanda Machado

      Exatamente Vanessa, na minha opinião, é claro q vai fazer mal e prejudicar deixar o bebê durante hras….mas que mãe faz isso?

    • Concordo plenamente! Conheço crianças que usaram e não tiveram nenhum problema! Meu filho tem 8 meses e usa desde os 6 meses. Mas com moderação, uma a duas vezes ao dia e por uns 15 minutos. Desde os 6 meses ele se senta sozinho e engatinha, com 7 meses já ficava em pé no berço sozinho! Cada criança tem seu ritmo, basta respeitar e claro, estar sempre juntinho curtindo todos os momentos!

  • ANDREZA

    NAO CONCORDO EM NAO TER UM ANDADOR, ACHO PRATICO E UTIL O PROBLEMA NAO ESTA NOS ANDADORES MAIS SIM EM SEUS CUIDADORES É MINHA OPINIÃO

    • Raquel Cristina

      esta certissima, e isso mesmo.

  • Elisangela Xavier

    Eu não usei, nem andador, nem cercado e muito menos chupeta e não me arrependo em nada, presenciei cada evolução do meu filho sem forçar nada, tudo aconteceu pelo seu natural.Algumas consequencias não são a curto prazo…mas sim a longo

  • Nayana Couto

    Comprei um andador p meu bebe quando ele cimpletou seis meses, obvio q comprei um de boa marca, com dispositivo de trava p degraus, ou seja, quando uma das rodas vai em falso o andador não anda mais e ele andou c 11 meses, não teve atrasos, muito pelo contrario. Eu adorei e se tiver outro filho comprarei de novo.

  • rosangela miguel amorim

    Usei andador com meu filho e numca tive problema,pois não sou lesa de deixa-lo perto de escadas,e meu filho não se tornou lerdo mentalmente e nem fisicamente pelo contrario faz coisas que crianças da idade dele nem sonham em fazer inclusive começou a falar com menos de dois anos,então,o que faz mal é o exagero e não o uso!

    • samuara

      esse texto é muito idiota mesmo! fiquei revoltada! Coisa de pediatra pré histórico!

    • Sibele Fernanda Machado

      Concordo com vc!

  • deia

    sempre cuidei de crianças,e elas sempre andaram cedo,nunca tiveram nenhum atraso,e tb sempre supervisionei e elas nunca tiveram nenhum tipo de acidente,isso que acontece é as maes que nao querem olhar os filhos e poe eles no andador e vai fazer serviço ai da nisso a criança se machuca.isso é a minha opiniao.

  • Fernanda Mendonça

    Concordo totalmente com o artigo…Meu filho mais velho NÃO USOU ANDADOR E ANDOU AOS 9 MESES e exatamente por isso minha bebê de três meses também não vai usar….não podem todos os pediatras do mundo estarem errados…Existem várias opções muito melhores para bebês…tapetinhos de borracha ou de tecido do tipo tapete de atividades/ginásio servem estiver sob supervisão, se o objetivo for “prender;’ o bebê em lugar seguro enquanto a mãe faz as atividades domésticas existem cadeirinhas de balanço,bebê conforto e o cercadinho opções mais seguras…

    • Jana Gama

      Tenho um filho de 14 anos q usou andador e engatinhou mto bem, e andou no tempo certo td de acordo com o pediatra, agora meu temporão de 6 meses e meio, engatinha desde os 5 meses e esse mês começou a ficar em pé e a tentar andar e se jogar do berço o qual já fica em pé há mto tempo, do carrinho ele tb tenta se jogar e como a cabecinha pesa é mais perigoso, ontem comprei seu andador e como ele ficou feliz podendo conseguir dar seus passinhos! Sem o risco de ter q se apoiar em algo perigoso ou ficar sem apoio entre um móvel e outro. Não tenho escadas em casa e se tivesse era só bloquear o caminho, pois somente pessoas irresponsáveis os deixa próximo à escadas e/ou sem supervisão, qto ao desenvolvimento só o prejudicará se ele ficasse 24 horas no andador, o q não é o caso, né… Há 14 anos atrás não havia essa polêmica e criávamos nossos filhos com andadores, me parece q existem outras empresa de outros equipamentos se beneficiando disso.

  • Flavia

    Como fisioterapeuta penso que é importante que as crianças passem por cada etapa de desenvolvimento motor. O uso de andador pode pular a fase de engatinhar, que é de suma importância para fortalecimento de membros e tronco da criança. Também pode acarretar problemas ortopédicos. Não é só o fato de risco de acidentes. Crianças com desenvolvimento normal não precisam de andadores.

    • samuara

      se a mãe não deixar a criança abandonada no andador o dia todo não causa problemas não! Experiência de mãe de 2 filhos que usaram andador e são perfeitos! Nada de acordo com este texto!

      • Sibele Fernanda Machado

        Samuara, meus 3 mais velhos usaram e todos engatinharam, nenhum pulou etapa nenhuma, não sei pq insistem em dizer, como se uma mãe fosse deixar o bebê ali durante hras e hras ¬¬ dai nos julgam, nos crucificam, pq usamos…..

    • Raquel Cristina

      meu filho usa andador ,e agora com 7 meses ja senta sozinho engatinha ,e muito esperto por sinal. nao tem nada a ver o andador com as fazes,e so saber usar sem abuso!!

      • Giulianne

        Sou fisioterapia e o andador não é recomendado pois pode vir a trazer problemas ortopédicos futuros. Além de fazer com que pule etapas importantes para o amadurecimento motor

    • Emanuelle Kissner

      Concordo com você Flavia, sou fisioterapeuta tbém e acho que a criança tem de ter todos os níveis de seu desenvolvimento motor. Acredito que é muito mais fácil adaptar a criança num destes andadores, pois correr atrás dos pequenos não é fácil. Tenho uma pequena de 9 meses que começou a engatinhar e não quero tirar este prazer dela. Infelizmente as mães não tem o mesmo conhecimento que nós profissionais desta área, e muitas delas ainda são arredias quando alertamos sobre os andadores. Mas tenho fé que muitas são bem sabidas e saberão o que é melhor para os seus filhos.

      • Jana Gama

        Tenho um filho de 14 anos q usou andador e engatinhou mto bem, e andou no tempo certo td de acordo com o pediatra, agora meu temporão de 6 meses e meio, engatinha desde os 5 meses e esse mês começou a ficar em pé e a tentar andar e tentando tb se jogar do berço o qual ele já fica em pé há mto tempo, do carrinho ele tb tenta se jogar e como a cabecinha pesa é mais perigoso, ontem comprei seu andador e como ele ficou feliz podendo conseguir dar seus passinhos! Sem o risco de ter q se apoiar em algo perigoso ou ficar sem apoio entre um móvel e outro. Não tenho escadas em casa e se tivesse era só bloquear o caminho, pois somente pessoas irresponsáveis os deixa próximo à escadas e/ou sem supervisão, qto ao desenvolvimento só o prejudicará se ele ficasse 24 horas no andador, o q não é o caso, né… Há 14 anos atrás não havia essa polêmica e criávamos nossos filhos com andadores, me parece q existem outras empresa de outros equipamentos se beneficiando disso.

        • Gabi

          Meu filho mais velho usou…é uma criança perfeita não tem problemas ortopédicos e nem atraso mental (absurdo) …Eu não deixava ele sozinho quando estava no andador e nem por horas…. mae que teve filho q se acidentou no andador é mãe q não estava olhando e não preparou sua casa pra isso! Mãe que teve filho q ficou com problema ortopédico por causa de andador é mãe que deixou o filho por horas! Não podemos falar de experiências q não vivemos…e eu posso falar de experiência com andador pois meu filho usou…! Mas enfim cada um é responsável pelo próprio filho e tem sua própria opinião. …e sim antes de comprar o andador pro meu segundo filho eu li muito a respeito….só que achei exagero grande parte do que li.Acidentes acontece até mesmo dentro de um berço se os pais não estiverem olhando.

          • Gabi

            Desculpa Jana publiquei o comentario no lugar errado rs….

        • gabi

          Desculpa Jana publiquei o comentario no lugar errado rs

  • Emily

    Meu Deus!
    Estou REVOLTADA com os comentários de várias mães, como pode uma mulher engravidar e não pesquisar sonbre o que é bom ou ruim para o seu bebê? Achar que tem conhecimento suficiente… Gente, como pode! Grrr

    • Márcia

      Acho que devemos pesquisar sobre diversos assuntos a respeito do desenvolvimento das crianças, mais nem tudo é definitivo e para sempre verdadeiro. Cada ser humano é único, não podemos generalizar! Meu filho e minha sobrinha usaram andador e não tiveram nem problema, caminharam no tempo certo. hoje são crianças até muito esperta para a idade, ativas e sem nenhum problema motor e nem cognitivo. Penso que tudo na vida deve ser usado sem exagero, eles usavam o andador e também ficam no chão. Cabe a cada mãe decidir o melhor para o seu filho(a).

      • Andréa Soares

        “Cada mãe decido o que é melhor para o seu filho”. Isso mesmo, joga no rio, joga da ponte, se a mãe decidiu é pq é melhor, não é mesmo???

    • Gracielle Percílio

      O que eu acho pior de TUDO é o tal de “meu filho usou e não morreu , não teve nenhuma lesão” meu Deus , que FALTA DE QUERER SABER, de querer aceitar a verdade , não questão de atenção da mãe , é também sobre o desenvolvimento da criança , ela vai andar no tempo dela e pronto , eu acho o cúmulo achar que “tudo bem o meu filho não morreu , continuarei usando” , as mamães estão cada vez mais conformadas com tudo não pesquisando nada , nem sobre as vacinas que os filhos tomam todo mês !

      • Cida

        Concordo com vc,tenho 2 filhas,uma hoje com 13 anos e outra com 9 meses,usei andador com a mais velha,mesmo não tirando o olho dela,ela levou algumas quedinhas,qualquer coisinha que caia no chão,já era um perigo,mas ainda bem que não foi nada grave…Agora a minha bêbe,até ontem estava usando,mas não colocarei mais,mesmo eu estando do lado dela,ela se inclinou um pouqunho para pegar um brinquedo e o susto…ela saiu com o corpo todo do andador e quase bateu a cabeça,eu segurei ela a tempo ou pelo modo que ela iria cair,poderia ter quebrado o pescoço,porque não foi o andador que virou,foi somente ela…..

  • Jacque Bitencourt

    Usei com moderação e muito cuidado o andador! Senti minha filha livre e feliz. Enquanto ela usava o andador estava sempre na minha volta! NUNCA EM AMBIENTE SOZINHA! Perigos estão em todos os lados! Não interfirio em nada o desenvolvimento! Desculpe mas apenas estou dando minha opinião, Acompanhei o crescimento de 3 sobrinhos todos usaram o andador! Com cuidado!Minha filha começou a gatinhar com 6 meses, com 9 começou a usar o andador pois ela se machucava muito mais tentando ficar de pé. Começou a caminha na semana do 1 aninho!Quanto a parte que fala que filhos dão trabalho.(comentario INFELIZ)

    Mais uma vez é apenas a minha opinião!NADA PESSOAL!

    • marcia

      Muito bem concordo plenamente com vc!!!

    • Elisana Vitorino

      Usei andador com toda moderação,de manhã gatinhava e na parte da tarde andava no andador, e vice versa.E nem por isso afetou seu desenvolvimento,tanto que andou aos dez meses,acidentes caiu duas vezes da cama e uma vez do berço,com andador não tive problema nenhum,dá pra perceber que acidentes acontecem com ou sem andador,até acho que com andador é menos,pois meu filho se apoiava em tudo,e era um perigo..

  • Laryssa Souza

    Minha bebê usou o andador com moderação. E ajudou bastante no desenvolvimento dela. Aos três meses e meio ela ja estava no andador. E isso não a prejudicou em nada. Isso também não quer dizer que eu não amo minha filha. Graças a Deus eu aproveitei muito o crescimento da minha filha, cada coisinha, cada nova aprendizagem. E pra ser mãe não precisa estudar não! Mãe que é mãe age com o coração.

  • solange

    tenho 4 filhos e 6 netos, todos usaram andador. Não tive nenhum tipo de problema, e nem atrasou o aprendizado, todos andaram entre 9 e 12 meses, é só usar com moderação e cuidados.

  • Paula Persan

    Nada haver…Meu bb tbm andou no andador, desde cedo… E andou sozinho com 9 meses….Não se pode generalizar pois nem toda criança é igual, além de tudo ele é mto inteligente e esperto

    • Juliana

      Cada um tem sua opinião e respeito. Mas no meu caso, sou contra o uso do andador, meu filho nunca usou. Meu filho andou com 1 ano e 1 mês. Já a minha irmã usou com meu sobrinho. O que notei nele que está começando a andar agora com 1 ano e 2 meses foram: 1 – Não olhar para baixo no caso de degraus e obstáculos, pois com o andador ele não precisa fazer isto. 2 – Andar meio de lado e não totalmente pra frente. 3 – Andar nas pontas dos pés, pois com o andador ele fazia isto. 4 – Perninhas arqueadas, isto não sei se é devido ao andador ou não, pelo fato de ele andar meio sentado, apoiado no assento do andador.

    • Juliana

      Desculpe Paula Persan, meu comentário não é uma resposta ao seu. Me equivoquei na hora da postagem.

      • renata

        não acho que calse tanta coisa um simples andador meu filho usou e nunca caiu dele,e´so´cuidar que nada acontece gente

  • Wanessa Julia

    Uma matéria ótima ,a criança deve andar naturalmente e não precocemente, pois terá problemas futuramente, é uma fase linda de um bebê e nada melhor que os pais para ajudar nessa fase .

  • Aline Sousa

    tenho trea filhos e nenhum deles predisou usar andador,e todos eles andaram com tres meses,acho um despedicio compra andador,nem toda criança gosta de ficar nele.

    • samuara

      andaram com 3 meses????? Vão pro guines book!!!!!

  • deiabel

    sabe acho que acidentes nesta fase e comum tem e que tomar cuidado escadas sao um risco com ou sem andador. portas de fornos tambem porem o andador impede de que a criança abra gavetas normalmente a crinça se equilibra para ficar em pe , isso sim e perigoso….o engraçado e que dizem que o andador e errado e ja nos mostram o que devemos comprar….minha filha usou e andou com 9 meses. Fica a dica ela e muito mas muito inteligente e nao temos nenhum problema. acho que algumas materias deveriam ter certos cuidados ao afirmar algo.

  • Vanessa

    Uma forma natural do Bebê aprender a andar com segurança e se divertindo bastante é com o AndaBaby: http://www.andababy.com.br – Veja as fotos os depoimentos e vídeo, você vai gostar.

  • Tamires S. Miranda

    Gente cada um tem seu ponto de vista, o texto ñ eh uma opinião apenas e sim informativo com estudos comprovados. Cada um faz oq quer com o próprio filho e arca com as consequências. Meu sobrinho usou andador mesmo caindo da escada minha irmã continuou e se arrependeu muito pois ele andou na ponta dos pés até os 8anos. Por conta disso e de tdos os motivos citados no texto eu sou contra o uso de andador.

  • samuara

    As contra indicações não são devidas ao andador em si, mas sim da atenção dos pais, como manter objetos perigosos fora do alcance das crianças, e cai de uma escada só se estiver no andador? Piada! …. sem contar o comentário do item 4 “Se você planejou ter seu filho, sabia que teria trabalho.” Extremamente machista! Eu sabia que teria trabalho, e por isso mesmo tenho o direito de utilizar coisas que facilitem a minha vida!!! Não tenho empregada, enquanto cuido dos meus filhos, limpo, lavo cozinho! Pra mim, isso é texto de pediatra velho, desatualizado e rico!

  • gabriela

    Acredito sim que o andador usado em excesso pode causar atrasos e danos para o bebê, e que sem supervisão pode causar muitos acidentes também, inclusive provocando a morte. Mas meu filho usa andador, sob minha supervisão, não enquanto estou fazendo as coisas de casa, mas quando tenho tempo pra brincar com ele, e usa por no máximo 10 15 min umas duas vezes por semana, e dessa maneira não consigo imaginar que mal pode fazer. Quando pequena, cai de um degrau enquanto brincava no andador e minha mãe me deixou sozinha por 1 minuto pra encher a banheira pra me dar banho, abri o lábio superior inteirinho e poderia ter morrido por hemorragia. Acho que é isso que importa, conhecer os risco e SABER usar.

  • Patricia Albuquerque Willian D

    usei com meus dois mais velhos e agora estou usando com meu bebê…nunca tive problemas com eles, meus pais também usaram comigo e meus irmãos. Além de ser muito prático, os nenéns adoram. É só vc ficar de olho em degraus, escadas, etc… se usado com responsabilidade, tdo bem!

  • Bárbara Ellen

    Também acho que o problema está mais em seus cuidadores do que no andador em si. Não basta colocar o nenê no andador e esquecer da vida. “ele ta no andador então ta seguro”, não á assim que funciona. Tenho andador mas minha filha engatinhou com 5 meses e agora com 8 já quase anda. Óbvio que eu não deixava ela com 5 ou seis meses no andador, só comecei a usar quando vi que ela já sentada sozinha, engatinhava e ficava em pé e não vejo mal algum nisso. Não é que eu não esteja vendo ou pulando fases, mas que o andador ajuda algumas vezes, ajuda. Aliás, moro em apartamento com escadas mas não tiro o olho dela, seja engatinhando ou no andador, os perigos são os mesmos quando a criança tem um cuidador que não presta atenção.

  • Sibele Fernanda Machado

    Uso o andador, usei nos 3 mais velhos e vou usar agora no mais novo, porém, n faço o uso, por querer q ele ande mais cedo, ou pq quero ter menos trabalho, adoro criança no chão, mas acho divertido, ele poder ir de um lado para o outro…. nunca deixe, por um tempão, é coisa do momento, to ali lavando uma louça e ele perto de mim, “livre” coisas assim…..

  • Carol

    Ai “Meu filho usou e não morreu”, como essa mulher diz isso ! Os riscos de acidentes não são mentiras mas de mães relapsa e mães que não se importam com o bem estar de seu filho, e acham que o andador é para a criança dar menos trabalho e deixam ela o dia todo no andador. E outra tem andadores que são aprovados pelo inmetro, passou até uma reportagem o fantástico esses tempos — > Assistam: http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/inmetro-testa-marcas-de-andadores-infantis/2735418/

  • Juliana

    Cada um tem sua opinião e respeito. Mas no meu caso, sou contra o uso do andador, meu filho nunca usou. Meu filho andou com 1 ano e 1 mês. Já a minha irmã usou com meu sobrinho. O que notei nele que está começando a andar agora com 1 ano e 2 meses foram: 1 – Não olhar para baixo no caso de degraus e obstáculos, pois com o andador ele não precisa fazer isto. 2 – Andar meio de lado e não totalmente pra frente. 3 – Andar nas pontas dos pés, pois com o andador ele fazia isto. 4 – Perninhas arqueadas, isto não sei se é devido ao andador ou não, pelo fato de ele andar meio sentado, apoiado no assento do andador…

  • Liliane Santos

    Quando descobri que estava gravida vi uma materia sobre andador, entao tomei a decisao de nao comprar, estou amando ver meu bebe aprendendo engatinhar a se apoiar!! Amo ver o desenvolvimento dele, amo quando ele mim chama pra se apoiar em mim e levantar!! AMO SER MÂE!!
    E cada qual tem seu pensar se tem pessoas que o andador é otimo nao podemos fazer nada, o negocio é a gente fazer a nossa parte, e amei essa materia!!
    Esse é o meu AMOR maior!!

  • karen almeida

    olha só meu filho mais novo assim como o mais velhor usaram andador, e o mais novo andou com 10 meses junto ao primo que é dos meses mais velho que ele porem o primo dele não usou andador, nunca tive problemas com andador pq sempre usei com supervisão e longe de escadas e lugares q ele podesse se machucar. e isso não acarretou problema algum no victor até pelo contrario ele é muito esperto pra idade dele, ele esta com 1 ano e 25 dias e faz coisas de criança de 2 anos, ele corre brinca, sobe e desce da cama claro q sempre estou com com ele, e ja fala diversar palavras ele é mais esperto que o primo dele. não vejo o problema em usar andador

  • AMANDA ALVES

    MEUS TRES FILHOS USARAM ANDADOR, E NUNCA HOUVE ACIDENTE, E TDS ANDARAM CEDO, ACHO Q ISSO VAI DO DESENVOLVIMENTO DO BB.

  • Kelly Andrade

    Assim como todas tenho minha opinião, acredito que cada criança tem seu tempo, de andar, falar, correr e etc., vejo o seguinte: algo só nos é prejudicial quando acontece conosco, claro que se algumas crianças que usam o andador nunca sofreram nada suas mães vão ser super a favor, assim como nos casos de acidentes qua suas mães serão super contras.
    Eu, particularmente, sou do tipo que prefere evitar. Se existem números gigantes de casos de acidentes com andador e existem regulamentos que proíbem ou que tentam proibir com certeza são baseados em motivos óbvios e concretos.

    Antigamente não existiam andadores e todos aprenderam a andar, exceto os limitados por algum problema, porque que eu vou querer antecipar os passos do crescimento do meu bebê?

    Se quero descansar de carregá-lo nos braços tem opções bem mais vantajosas e divertidas.
    Respeito as opiniões contrarias, mas que existem motivos suficientes para a proibição do uso de andadores, isso existe.

  • Glaci

    Acho que a questão não é se o bebe vai andar ou não, até porque salvo algum problema TODOS vão andar o seu tempo. O problema sim é o risco de queda, do traumatismo craniano envolvido. Isso que deve ser analisado, se vale a pena o risco, com tantas alternativas hoje, tapetes emborrachados, cercadinhos enfim… O bebê nessa fase já corre mais riscos, será que ainda devemos expô-los ainda mais, seja por modismo ou por conveniência?

  • Raquel Cristina

    concordo vanessa com moderaçao e de olho em cima!!! assim nao ha mal algum.

  • Raquel Cristina

    isso e pura babaquisse quem pode falar se faz mal para o desenvolvimento somos nos que temos filhos e sabemos na pratica, tudo bem q o risco de acidente existe e claro q existe nao so com andador como o bebe engatinhando pode cair de uma escada tbm ou puxar alguma coisa,isso vai dos cuidados da mae. e outra mae que e mae vigia o filho e nao o deixa horas no andador. eu digo por experiencia propia meu filho de 7 meses tem andador e ja senta engatinha direitinho.

  • Mônica

    Meu bebê usou andador, mas por pouco tempo. Porém nunca o deixei em lugares acidentados e muito menos sem estar atrás como uma sombra. rs Hoje ele tem 1 aninho e 1 mês e já quer andar sozinho, porém estou sempre por perto pra garantir que nada de mal aconteça.

  • Lilian Olimpio

    Tenho um menino q hj tem 4 anos e o andador e graças a Deus nunca tive problemas, pelo contrario, ele andou com 9 meses e nunca teve nada,claro deixar o dia todo não pode ,mas é mitooo só achoooo :/

  • martinha

    Acidentes acontecem com ou sem andadores,os pais é que precisam ficar atentos para que não aconteça e desenvolvimento da criança vai acontecer com ou sem,portanto cada um educa e cuida do seu filho como melhor achar.

  • Mônica Oliveira

    Cada criança tem seu ritmo. Coincidência ou não, minhas duas filhas não usaram andador a mais velha andou com 11 meses e a mais nova com apenas 9 meses. E o meu sobrinho que passava a maior parte do dia em um andador andou com mais de um ano. Quando ele estava no andador parecia que ele pilotava um carro de Formula 1 e colecionou muitas quedas horríveis.

  • Giselle

    em tudo com o Post. meu bebê tem 14 meses e NUNCA fui a favor de andador, não comprei e se tiver outro filho tb não comprarei. a crainaç precisa passar por todas as fases do desenvolvimento e o andador impossibilita ela de fazer as descobertas. sou da opinião que o CHÃO é o melhor lugar para um bebê ficar e assim fiz com o meu filho. ele arrastou, ficou de quatro, engatinhou, ficou em pé e acabou andando com 10 meses sem nenhum estímulo exterior, no tempo dele e isso pro crescimento motor e cognitivo da criança não tem preço. na idade escolar é que vamos ver as diferenças de quem usou andador e de quem não usou. é fato, estudos comprovam, é só procurar. andador é invenção do homem, as crianças de antigamente não usavam isso. pensem nisso antes de comprar um!

  • Alice

    Meu filho começou usar o andador com quatro meses e meio,ele era muito ativo e adorava correr pela casa,mas com dez meses ele caiu de uma escada com 21 degraus,conseguiu abrir o portão e foi atrás do pai dele,foi um segundo que virei e aconteceu,graças a Deus ele não quebrou nada,bateu só o rosto,não teve sequelas.O anjo da guarda dele segurou ele no colo e devolveu pra gente. Meu filho Gabriel,meu anjo,hoje está com três anos e seis meses e continua um espoleta.

  • FADA

    bbs que se machucam em andadores, é por falta de supervisao dos pais, !!!

  • Fer Tico Joaquim

    Eu não usei com o Joaquim e posso afirmar…não fez falta nenhuma (andou com 1 ano e uma semana) e ainda graças a Deus ele não correu nenhum tipo de riscos ao aprender a andar!!! Ele andou no mesmo tempo de crianças que usaram e pude ter a certeza de que andador não adianta de nada e ainda coloca as crianças em perigo!!! Bjinhos querida…amooooooooooo seu Blog.

  • camila

    Bom eu usei no meu premeiro filho e ele caiu por um missero estante q eu virei ele foi com tudo em direçao ao degral q tinha e bateu a cabeça na hora inchou eu fiquei desesperada levei ele ai medico e gracas a Deus não aconteceu nada o inchaço sumiu com o tempo mais meu medo nao hehe agora tenho um BB de 5 meses e nem pensar em andador respeito a opinião de quem usa mais eu nunca mais rsrs

  • Bruna Alencar

    coitado dos indios la no mato, sem andador, como fazem para andar :O
    OMG!

  • faby

    Minha filha sempre usou andador nunca aconteceu nada pq sempre que colocava ela ficava junto…. seja andador…. carrinho… ou ate mesmo no chao se deixar o bb sozinho pode acontecer acidente feio…. povo generaliza demais… uma boa e dedicada mae vai ficar encima do seu bb…. ♡ essa e minha opinião….

  • Leri Kieffer

    Bom li todos os comentários e resolvi contar minha experiencia com meu bebe de 1 ano 4 meses, comprei o andador para ele tinha 6 meses nunca fui contra e não sou pois acho que independe de andador para o desenvolvimento de uma criança, pois meu filho não gostou do andador, colocava ele fica 5 min. e pedia pra sair e como eu sempre deixei ele livre para se desenvolver no seu tempo não forcei. Mas mesmo assim ele não caminhou mais rápido, engatinhou primeiro sim com 9 meses e sempre quis isso, pois acho lindo crianças engatinhar é importante para o desenvolvimento da criança, caminhou com 1 ano e 1 mês mas ate hoje caminha pouco pois prefere engatinhar e eu estimulo muito a caminhar a falar e super inteligente, acho que uma criança não caminha mais rápido por ter ou não usado um andador e sim depende de cada criança pois não tem como sermos iguais, cada criança é unica e se desenvolve no seu tempo, pois conheço crianças que usaram o andador e caminharam com 10 meses. Então dou um conselho se achar que deve use, mas com cuidado se achar melhor não, é só não usar que seu filho vai caminhar no tempo dele é só o conselho de uma mãe que ama muito seu filho e adora ler sobre o assunto.

  • Francine

    Adorei o texto,sou totalmente contra. Ao invés colocar no andador ensine a andar você mesma.

  • Adriana Drika

    Um bebe nunca deve ficar sozinho, esse é o primeiro passo para não acontecer acidentes.
    Andador sempre usei nunca tive problemas.
    Agora conheço algo muito usado e que não usaria nunca, chamado chiqueirinho.
    O tal berço a maioria das vezes é encostado na parede e utilizado como berço. Deixam a criança sozinha como “protegida”.
    Porém acidentes acontecem sempre, conheço um bebe que brincando no berço pulou para trás e bateu a cabeça no chiqueirinho e com isso na parede. Resultado Óbito.

  • Antonio Alves

    andador não é perigoso, desde que o adulto fique sempre de olho, botar a criança e deixar-la sozinha ,é ai que mora o perigo

Leia mais!