2.dez.2015

6 dicas para serem MAIS FELIZES NO CASAMENTO!

dicas para ser feliz no casamento

Dicas para ser feliz no casamento!

 

Hoje quero falar sobre filhos e felicidade no casamento mas, quando penso em casamento e filhos, vejo que não há padrões. Existem casais que se unem já com um projeto de família maior e têm planos definidos de quantos filhos terão e quando. Outros querem viver a dois até que o próprio relacionamento sinalize a hora de aumentar a família. Há ainda os que casam resolvidos a não ter filhos e os que se unem pelo casamento com filhos a caminho. Isso, sem contar casais que trazem filhos de outros relacionamentos.

Para ficar mais dentro da minha experiência pessoal, vou me fixar na primeira situação: casamentos que começam sem filhos mas com o projeto de tê-los.

Antes de ter meus filhos, via casais se separando e não entendia como. Alguns casais estavam juntos há anos, pareciam serem feitos um para o outro e se separaram poucos meses depois do bebê nascer, mas por que? Muitos dizem: é a rotina corrida, o cansaço, a falta de tempo para o casal ! E me pergunto:: como um filho tão desejado e sonhado, a coisa mais importante nas nossas vidas, pode mudar tanto assim o casamento?” 

Agora entendo melhor. A mulher assim que engravida já se sente mãe, busca ser a mãe perfeita, ser a mãe que sempre pensou que seria e, sem querer, acaba deixando muita coisa de lado, as amigas, ela mesma, até o casamento. O pai curte a gravidez, às vezes sente até enjoos, mas a “ficha cai” mesmo quando o bebê nasce, aí ele procura espaço dele, pois muitas vezes não sabe nem o que fazer, já que não amamenta, tem medo de dar banho naquele bebê tão pequeno, se acha desajeitado para trocar roupinhas e fraldas…

Sim, os primeiros dias (ou meses, ou anos) são bem cansativos e dedicados, quase que exclusivamente, ao bebê. Não tem como ser diferente, afinal o bebê depende da mãe prá tudo. Muitas vezes nos esquecemos de nós mesmas, de comer, de tomar banho, de escovar os dentes! Então começam as brigas de casal, brigas por coisas que nunca brigaram antes, brigas por coisas pequenas mas como a gente não lembra nada da vida antes dos filhos, parece que  sempre brigavam…

Quando engravidamos todos nos dão palpites e dicas sobre gravidez, parto, amamentação, pós parto, mas nunca me falaram sobre CUIDAR DO MEU CASAMENTO! Por isso, hoje quero compartilhar com vocês DICAS para SEREM MAIS FELIZES NO CASAMENTO! 

A correria do dia a dia, do trabalho, compromissos, cuidado(s) com o(s) filho(s), acabamos sem tempo para nos dedicar ao casamento. Mas a falta de tempo não pode ser desculpa para esquecermos de cuidar do nosso casamento, né? O casamento é a base de tudo, se o casal está bem, TUDO FICA BEM!

Vamos as dicas: 

ARRANJEM TEMPO PARA FAZEREM O QUE GOSTAM! Isso mesmo, arranjem! Sabemos que um dia é pouco para fazermos tudo que temos que fazer. Todos queríamos um dia com mais horas, né? Mas como não é possível, é muito importante administrar nosso tempo! O fato é que PRECISAMOS DE UM TEMPO para as coisas que gostamos, ninguém é feliz fazendo só as obrigações. Você precisa de um tempo para ver as amigas, praticar alguma atividade física, assistir a um seriado no #netflix, tomar um banho mais demorado, fazer as unhas… Eles precisam de um tempo para assistir futebol, praticar uma atividade física, jogar truco com os amigos! Combinem um dia (ou mais) para suas coisas e APROVEITEM, e nada de reclamar quando chegar o dia dele, viu? (ou o dia dela, maridos!)

ELOGIE MAIS e critique menos! Não espere nada do outro. Não crie expectativas! Às vezes parece que nunca estamos satisfeitas e isso só nos faz mal! Nada pior do que ingratidão, portanto, SEJA GRATA! Quantas vezes fizemos algo com todo nosso amor e ainda ouvimos que poderíamos ter feito mais isso ou aquilo? Quantas vezes não valorizamos quando eles lavam a louça, pois queríamos que eles lavassem, secassem e guardassem… Mas temos que ter em mente que o “pouco” para nós pode ser MUITO para o outro. Portando, ELOGIE MAIS e verás que também receberás mais elogios! 

DIVIDA AS TAREFAS DA CASA! Casais que compartilham as tarefas da casa são mais felizes! Não importa se ele trabalha fora e você é dona de casa; a verdade é que sempre vamos achar que estamos mais cansados do que o outro. Só que é dona de casa sabe que é um trabalho que NUNCA TEM FIM! Estamos em 2015 e não existe trabalho de homem e trabalho de mulher! Temos que ser exemplos para nossos filhos: eles precisam crescer sabendo que mães e pais se ajudam e podem fazer tudo em casa: homens cozinham, mulheres arrumam o chuveiro, e assim as famílias são MAIS FELIZES! Façam uma planilha de atividades da casa, sem sobrecarregar nenhum e cumpram! 

ARRANJEM TEMPO PARA FAZER COISAS DE CASAL! Já falei em um post aqui sobre isso; sei que muitas mães não contam com ajuda de ninguém para poderem dar uma saída com marido, mas quem não poder sair com maridão, pode acordar mais cedo e tomar café com ele, ou assistir um filme depois que as crianças dormem, ou tomar um banho juntos! Uma frase que diz muito prá mim é: “quem quer, dá um jeito, quem não quer, dá uma desculpa”, então DEEM UM JEITO! 

NUNCA DURMAM BRIGADOS! Eu sei que há coisas que nos irritam demais, mas não deitem brigados, CONVERSEM! Se o marido não é de falar muito, dê o primeiro passo, chame para conversar, pergunta o que ele está sentindo, se acertem, pelo bem de vocês! Ah, tem uma frase que AMO, que minha mãe sempre fala: “Prefiro ser FELIZ a ter razão”, então bora SER FELIZ!

BEIJEM NA BOCA! Quantas vezes vamos dormir cansados e esquecemos do beijo de boa noite? Vocês sabiam que o ato de beijar libera substâncias químicas no cérebro e provoca sensação de bem-estar físico e emocional, os batimentos cardíacos aumentam, melhorando a oxigenação do sangue, e tem mais, os 12 músculos utilizados no beijo deixam a pele do rosto com uma aparência mais bonita!! Então SE BEIJEM MUITO! 

Gurias, a minha vida é super corrida, vida louca mesmo, tem dias que parece que não vou dar conta, que tenho vontade de fugir para montanhas, mas quando chega o final do dia, meus filhos dormindo, meu amor comigo me apoiando sempre, deito minha cabeça no travesseiro e só tenho a agradecer por tantas bençãos na minha vida! Não desistam do casamento porque vocês estão tendo dificuldades, somos da geração que quando algo estraga, compramos um novo, mas que tal tentar consertar o que não está funcionando tão bem, trocar uma peça, fazer alguns ajustes, vai dar certo! Não pense que é obrigação do outro mudar, fazer diferente, FAÇA VOCÊ!

Beijos

Angi

 

Comente pelo Facebook

Leia mais!