12.jan.2015

9 meses de Caê

“O bebê humano nasce prematuramente em relação aos demais mamíferos. Podemos considerar que são nove meses de gestação intrauterina e depois nove meses de gestação extrauterina. Quer dizer, quando a criança chega aos 9 meses de idade, tem um desenvolvimento semelhando ao de outros mamíferos poucos dias depois do nascimento, como a possibilidade de locomoção, por exemplo. ” Trecho do livro A Maternidade e o Encontro com a Própria sombra da Laura Gutman.

Caê completou 9 meses fora barriga, as necessidades bem semelhantes àquelas que eram satisfeitas no ventre da mãe: comunicação, referente ao contato com a mãe ou a pessoa que a substitui, através do olhar, palavras, presença e amor. O contato com a mãe, ou algum substituto a maior parte do tempo, sendo apoiado fisicamente, tocado, como estava no útero. E alimentação permanente, como no útero, e não é apenas o leite, mas a necessidade de sugar, ingerir e satisfazer a fome.

Mesmo sendo mãe de segunda viagem, hoje me sinto ainda mais entregue a maternidade e ao bebê, ouço mais meus instintos e menos os outros. Mesmo depois de comer, se ele quer mamar, amamento, pois sei que é necessidade dele, de sugar, do contato, do carinho… <3

9meses

Aos 9 meses o Caê:

– está pesando 9.500 e medindo 77cm.

– foi a piscina a primeira vez, no sítio da Tia Teresa, e amouuuu, é um peixinho mesmo (não apenas de signo)!

– foi no primeiro jogo de futebol do inter, time do pai e do mano, em breve vamos no jogo do GRÊMIOOOO, time da mamãe! <3

jogointer

– se levanta sozinho quando deita,

– se apóia no sofá, berço portátil e qualquer lugar que conseguir, quer mesmo é ficar de pé. Claro que a perna ainda não é super firme, e ele cai algumas vezes, mas logo tenta de novo feliz da vida.

– está suuuuuuuper inquieto com os dentinho que parecem estar crescendo, mas até agora tem apenas 2 dentinhos,

– come super bem, para alegria da mamãe. Comidas favoritas: banana, batata doce, arroz e feijão, moranga.

– ama água, bebe muuuita água durante todo o dia, além de mamar muito, claro!

– ama música e sempre que escuta música dança! Tem um vídeo lindo AQUI!

– está oficialmente engatinhando, e muito bem!

– é o fã número 1 do irmão, babo muito com isso, espero que continue assim, e que sejam amigos sempre! <3

brincandomano

– continua estranhando as pessoas, não vai no colo de quase ninguém. Até os avós e tias ele estranha, demora a se acostumar, mas quando se acostuma adora!

– Bate palminhas, já estou ensaiando o parabéns para o aniversário e claro que já me vejo chorando! #CoisasDeMãe #SouDessas #SempreChoro

– Só dorme no colo, não quer saber de berço, está grudado na mamãe! É muuuuuuuuito exaustivo, mas sei que passa, porém ando mais cansada do que nunca!

– NÃOOOO pára para trocar a fralda, está impossível..

– Tem dormido bem de manhã e quase não faz soneca pela manhã, faz uma soneca a tarde. Tem dormido bem durante a noite, mas continua acordando 3 a 4 vezes para mamar. #MãeZumbi

– foi no balanço pela primeira vez, and AMOUUUUUUU!

balanco

– brinquedos preferidos: bola, blocos, e os bonecos do mano, homem de ferro, transformers.

– está cada dia mais lindo, fofo, simpático e querido. e cada dia mais amado, com certeza.

Estou atrasada, eu sei, hehehe, mas essa semana posto o de 10 meses, prometo! Quem chegou por aqui agora pode conferir os outros posts do desenvolvimento do Caê … primeiro mês,  2 meses , 3 meses , 4 meses , 5 meses , 6 meses e 7 meses e 8 meses.

Lembrando que cada criança se desenvolve no seu tempo, se desconfiarem que seu filho está com atraso no desenvolvimento o melhor é procurar ajuda de especialista o quanto antes, pode ser coisas da cabeça de mãe, mas pode ser uma intuição de mãe, né? E quanto antes for dado algum diagnóstico, melhor é.

Beijos, Angi