26.mar.2014

E o ABACATE, como utilizar na alimentação das crianças?

O abacate foi por muito tempo um alimento que não entrava na alimentação pelas suas calorias, mas hoje sabemos dos inúmeros nutrientes que ele possui e que só trazem benefícios a nossa saúde e de nossos pequenos.

Por falar em nutrientes o abacate é rico em luteína, nutriente importante para visão, vitamina A necessária para o crescimento. E muitos outros como vitamina C, ômega 9, ao total são mais de 20 vitaminas e minerais.

abacate-

Acho que motivos para consumir o abacate já temos vários, mas quando podemos introduzir na alimentação dos bebês? A partir dos 6 meses o bebe já pode consumir.

Como consumir?

O problema é que o abacate é consumido com açúcar branco refinado, algo não indicado para bebês nem crianças menores de 2 anos. Então como introduzir fruta?

Amassada e in natura, por exemplo. Sem açúcar. Apenas amassada como um purê. Os bebês desconhecem o sabor de qualquer fruta e oferecer uma que tem uma sabor neutro e de consistência suave, pode surpreender. Outra forma é amassar a fruta e acrescentar um pouco de leite materno, os bebes já estão acostumados ao sabor do leite.

Uma outra sugestão é misturar o abacate a outras frutas, como meia banana madura amassada ou um purê de maçã ou de pera.

É possível acrescentar o abacate na comida de sal, por exemplo. Amassado com um pouco de caldo de feijão ou misturado com um purê de abóbora, de mandioquinha ou mesmo de batata.

O ideal é ir testando o sabor dessa deliciosa e importante fruta na alimentação cotidiano do bebê e na dos adultos também.

Provem e nos contem como foi a experiência!

Abraço, Joci

Jociane Catafesta {(51) 92177611}
CRN2 6376
Nutricionista Funcional
Personal Diet (Gestante, Pós Parto, Baby e Familiar)
Mestre em Gastroenterologia/UFRGS
Aperfeiçoamento em Nutrição Infantil
Fan Page: Consultório de Nutrição Jociane Catafesta 

Comente pelo Facebook

Leia mais!