9.maio.2013

Açúcar: qual o melhor para consumo?

Quando vamos ao supermercado nos deparamos com vários tipos de açúcares desde o mascavo, orgânico, demerara, refinado, light…. E agora qual é o melhor para o consumo?
Apesar de ser agradável ao paladar, o açúcar branco e refinado não carrega quantidades significativas de nutrientes e ainda recebe aditivos químicos no seu processo de industrialização. O resultado? Isso faz dele um alimento nocivo ao funcionamento do organismo, É responsável por problemas de saúde que vão além da obesidade e diabetes, também provoca a elevação do triglicérides, alterações no fígado e na hipertensão arterial.
 
Vamos conhecer um pouco mais de cada açúcar:
 
Açúcar cristal: para que o resultado seja este tipo de açúcar, o caldo de cana passa por processos químicos de purificação, evaporação, cristalização, centrifugação e, por último, pela secagem. A partir do açúcar cristal outros tipos de açúcar, como o refinado e o confeiteiro, são obtidos. O açúcar cristal, portanto, passa por menos processos na hora de ser preparado.
 
Imagem daqui!
 
 
Açúcar mascavo: Esse alimento é obtido das primeiras extrações da cana, por isso possui menos calorias e mais minerais – como cálcio, magnésio, potássio e fósforo – que o açúcar branco.
 
Imagem daqui!
 
 
Açúcar demerara: É levemente refinado, ficando entre o açúcar mascavo e o refinado. A principal vantagem é que ele não recebe aditivos químicos. Seus grãos são maiores e um pouco mais difíceis de diluir. Uma sugestão é triturá-lo no liquidificador antes de consumir. Seu valor nutricional é semelhante ao do açúcar mascavo.
 
Imagem daqui!
 
Açúcar orgânico: É cultivado e processado sem o uso de qualquer aditivo químico. Isso garante que o alimento seja mais nutritivo que a versão refinada, e livre de substâncias que fazem mal ao organismo.
 
Imagem daqui!
Então qual o melhor açúcar para consumo? Sem sombra de dúvidas o açúcar que passa por menos processos químicos e é produzido por métodos que não utilizem agrotóxicos, ou seja, o açúcar demerara orgânico pode ser consumido por toda família (exceto pessoas com diabetes).
 
Quando falamos em alimentação equilibrada devemos sempre lembrar que açúcar em excesso (mesmo o mais indicado) não faz bem a saúde, aumenta a glicose no sangue (deve ser evitado por pessoas com predisposição a diabetes) e sem contar nos quilinhos extras na balança.
 
Então cuidado ao consumir açúcar e produtos que contenham açúcar, como: bolos, doces, confeitos…
 
Abraço, Joci

Jociane Catafesta {(51) 92177611}
CRN2 6376
Nutricionista Funcional
Personal Diet (Gestante, Pós Parto, Baby e Familiar)
Mestre em Gastroenterologia/UFRGS
Aperfeiçoamento em Nutrição Infantil
Fan Page: Consultório de Nutrição Jociane Catafesta 
 
 

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