4.dez.2013

Adoçantes na gestação, será que posso?

 

adocante_gestacaoO uso de edulcorantes, substâncias que oferecem sabor doce aos alimentos, normalmente conhecidos como adoçantes, têm se tornado muito comum no dia a dia. O consumo destes produtos tem se tornado cada vez maior, principalmente por mulheres. Porém durante a gestação alguns cuidados devem ser tomados.

A pergunta mais frequente entre as gestantes é: Posso consumir adoçantes?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) divulgou recentemente uma lista com as limitações no uso dos edulcorantes para a população em geral. Para as gestantes as limitações são as mesmas.

Estudos feitos em animais mostram que a sacarina e o ciclamato, presentes em vários adoçantes e alimentos dietéticos, são capazes de atravessar a barreira placentária e são substâncias carcinogênicas quando ingeridas em grande quantidade.

Na gravidez, os adoçantes estão associados ao risco de má formação do feto, especialmente se ingeridos durante as dez primeiras semanas.

Apesar de os estudos não serem conclusivos, a recomendação é para substituí-los por açúcar para evitar problemas genéticos no feto.

A mulher deve manter a suspensão da ingestão de ciclamato e sacarina também durante o período de amamentação. O consumo de aspartame pela nutriz provoca pequena elevação nos níveis de aspartato e fenilalanina no leite, devendo ser então evitado no período da amamentação.

O que observamos é o que maior risco no uso destes produtos talvez seja o consumo indiscriminado e excessivo. O uso e a indicação destes produtos são restritos, principalmente na gestação. Procure sempre a orientação da sua nutricionista ou obstetra.

Jociane Catafesta {(51) 92177611}
CRN2 6376
Nutricionista Funcional
Personal Diet (Gestante, Pós Parto, Baby e Familiar)
Mestre em Gastroenterologia/UFRGS
Aperfeiçoamento em Nutrição Infantil
Fan Page: Consultório de Nutrição Jociane Catafesta 

Comente pelo Facebook

Leia mais!