17.mar.2014

Alimentação da mãe no período pós parto!

Durante a gestação a alimentação foi equilibrada, se alimentou nos horários certos, se passaram os nove meses e o bebê nasceu, e agora como fica a alimentação materna? A mãe precisa se alimentar com qualidade?

Sim, sem dúvida. A dieta materna influencia diretamente os componentes nutricionais do leite. Em bom estado nutricional a mãe recupera o peso pré-parto mais rapidamente e o bebê permanece bem nutrido.

Depois do parto, as mulheres devem priorizar os alimentos ricos em água (frutas, legumes), em proteína (carnes, ovos e leite), em antioxidantes (frutas e vegetais) e em ferro (carnes, oleaginosas, cereais integrais), sempre acompanhados de alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas. Estes alimentos também auxiliam na cicatrização dos pontos, no caso de parto cesárea. O consumo de álcool nesse período deve ser evitado.

No período pós-parto, principalmente o primeiro mês, a mãe esquece de comer então recomenda-se que, assim como o bebê tem que comer a cada 3 horas, a mãe também se alimente quando está amamentando.

A alimentação para evitar as cólicas no bebe não está estipulada porque nem todos os bebês são iguais, e o que pode causar cólica num bebê, pode não causar em outro. Muitos bebês têm cólica independente do que a mãe coma ou não têm cólica mesmo que a mãe coma feijoada, por exemplo; mas alguns alimentos podem ser evitados nesta fase para reduzir as cólicas nos bebês, mas é sempre uma questão de tentar os alimentos um a um, introduzindo e excluindo, para verificar como o bebê reage. Alimentos que aumentem a produção de gases como: feijão, cebola, repolho, couve-flor, brócolis. ervilha, doces em excesso, leite e derivados.

Evite o excesso de alimentos estimulantes como: café, refrigerantes a base de cola, chá preto, chocolates.

Lembre-se sempre de tomar muita água, o que deve ficar em torno de 3 litros ao dia.

Se a durante a gestação a mãe apresentou alguma situação específica, como diabetes gestacional, hipertensão o plano alimentar deve ser individualizado.

OK mamães…aproveitem este momento lindo com seus bebês e não esqueçam que como dizia Hipócrates “Faça do seu alimentos seu medicamento”.

Muita saúde para vocês!

Abraço, Joci

Jociane Catafesta {(51) 92177611}
CRN2 6376
Nutricionista Funcional
Personal Diet (Gestante, Pós Parto, Baby e Familiar)
Mestre em Gastroenterologia/UFRGS
Aperfeiçoamento em Nutrição Infantil
Fan Page: Consultório de Nutrição Jociane Catafesta 

Comente pelo Facebook

Leia mais!