10.abr.2013

Alimentação Saudável: Mudanças são necessárias!!!

Imagem daqui!

O que venho propor com este post é uma leitura mais atenta aos ingredientes dos produtos industrializados que são consumidos como gelatinas, biscoitos, pudins, balas…. Ou seja, você já se deu conta de quantos ingredientes com nomes estranhos estão presentes nestes alimentos??? Estes ingredientes se chamam aditivos químicos e não precisa ser nenhum expert, medico ou nutricionista para saber que isso não deve fazer bem a saúde de ninguém muito menos a dos pequenos.

Quantas crianças estão apresentando colesterol elevado??? Diabetes?? Reações alérgicas que antes não se ouvia falar?? Muitos deste problemas ocorrem devido a uma alimentação desregrada mas principalmente ao consumo exagerado de alimentos industrializados – leia-se pronto para consumo.

Pois muitos destes produtos são ricos em gordura trans que elevam o colesterol, estão sendo relacionado com prejuízos na aprendizagem. Os corantes, flavorizantes e acidulantes podem causar reações alérgicas, hiperatividade, desconforto gastrointestinal, obesidade. Estes efeitos que estamos falando acabam aparecendo a curto prazo e o que estas crianças podem desenvolver na vida adulta como obesidade e vários tipos de câncer.

Não quero ser leviana e dizer que não se pode consumir nada de produtos industrializados, mas gostaria de propor uma mudança a favor da SAÚDE, da qualidade, do carinho e do sabor de verdade, mas para isso não precisamos perder a praticidade que tanto valorizamos e precisamos.

As crianças são mais abertas às mudanças que nós adultos, uma boa conversa explicando que essas coisas com nomes esquisitos fazem mal para nós e que podemos ter coisas mais gostosas feitas em casa, vai pelo menos despertar a curiosidade para os novos sabores que iremos apresentar.

A participação delas é essencial para essa mudança. No lugar do salgadinho, promova a sessão pipoca de verdade, aquela que pula na panela, faz barulho e tem um cheirinho inconfundível. O “dia da lambança” também não é nada mal, fazer um bolo, rechear e colocar a cobertura, deixando bem bonito para o papai que vai chegar do trabalho. A alegria desses momentos faz toda a diferença.

Abraço
Jociane Catafesta {(51) 92177611}
CRN2 6376
Nutricionista Funcional
Personal Diet (Gestante, Pós Parto, Baby e Familiar)
Mestre em Gastroenterologia/UFRGS
Aperfeiçoamento em Nutrição Infantil
Fan Page: Consultório de Nutrição Jociane Catafesta 

Comente pelo Facebook

Leia mais!