18.set.2013

Alimentos PROIBIDOS na gestação!

nao comer

Gravidez não é doença…..isso todos concordamos, mas existem alguns cuidados que precisam ser tomados durante este período tão especial, principalmente na alimentação.

Alguns alimentos são perigosos durante a gestação, saiba quais são eles:

1. Morango e tomate: entre outras frutas e legumes, estão mais expostos à ação de pesticidas utilizados nas plantações. Estudo da Universidade de Aberdeen (Escócia) mostra que defensivos agrícolas comuns, ingeridos com os alimentos, podem afetar os ovários, reduzindo a fertilidade da mãe e de seus bebê.

 2. Leites e queijos não pasteurizados: podem ser fontes de uma bactéria que causa a listeriose. Casos mais graves dessa infecção são raros, mas podem provocar aborto, parto prematuro e infecções no bebê, como meningite.

 3.Álcool: Durante a sua gravidez, é importante que você tente evitar bebidas alcoólicas. O álcool pode passar pela placenta e impedir o seu bebê de receber o oxigênio e nutrientes necessários. Bebedeira durante a gestação também pode aumentar as chances de seu filho desenvolver síndrome alcoólica fetal, uma doença que causa grave efeitos colaterais físicos e mentais.

 4.Carnes Mal Cozidas: A gravidez não é o momento de comer carne mal cozida. Carnes mal cozidas podem transportar salmonelas, E.Coli, toxoplasmose e bactérias. Estes podem causar sintomas como náusea, desconforto e diarréia, mas, mais preocupante, eles também estão associados com aborto e parto prematuro.

Para evitar essas infecções, certifique-se que a sua carne seja bem cozida. Cachorros quentes também devem ser bem cozidos. Para ficar segura evite: Carne de frango, porco ou vermelha mal cozida, Patês (incluindo frango e bovino), Sushi, Comida marinha crua principalmente mariscos.

5.Verduras cruas: cuidado quando for consumir verduras cruas, elas devem ser bem higienizadas pois podem transportar toxoplasmose.

6.Ovos Crus: Ovos crus não devem ser comidos e ponto final. Durante a gravidez, é importante estar particularmente atenta para ovos crus. Ovos crus transportam salmonela, que podem causar intoxicação alimentar.

7.Alimentos e Bebidas Não Pasteurizados: Alguns alimentos são feitos com leite não-pasteurizado e podem conter listeria em pequenas quantidades. Cerca de 30% das mortes por listeria envolvem mulheres grávidas e seus fetos. Então não consuma: Queijos de cabra, brie e camembert, Suco não-pasteurizado.

 8.Aspartame: O aspartamo ou aspartame é um adoçante/ edulcorante utilizado para substituir o açúcar comum. Ele pode ser encontrado em vários alimentos. Uso de prolongado de aspartame tem sido associado com câncer e imunotoxicidade, por isso o uso do aspartame durante a gravidez é desaconselhado.

Fique atenta a estes alimentos e não deixe de ter uma alimentação saudável seu bebê agradece.

Abraço, Joci

Jociane Catafesta {(51) 92177611}
CRN2 6376
Nutricionista Funcional
Personal Diet (Gestante, Pós Parto, Baby e Familiar)
Mestre em Gastroenterologia/UFRGS
Aperfeiçoamento em Nutrição Infantil
Fan Page: Consultório de Nutrição Jociane Catafesta 

Comente pelo Facebook

Leia mais!