26.mar.2015

Amigdalite de Repetição – Vai ter que operar?

Olá mães, os guris e gurias estão dando trabalho por aí com as infecções de garganta? Pois hoje vamos entender um pouco mais sobre esse assunto. Se você quer entender melhor outros assuntos sobre a saúde das crianças e das mães, clique AQUI para curtir o SeuPediatra.com.

Vamos começar pelo início como sempre!

O que são as amigdalas?

As amigdalas são aquelas estruturas que ficam no fundo da garganta, uma de cada lado. Você pode ver quando coloca a língua bem para fora.

Ela é formada por um tecido que concentra as células de defesa, com o objetivo de proteger nosso corpo contra a entrada dos microrganismos “maus”.

Nas crianças elas costumam ser maiores, pois elas ainda não tiveram muito contato com esses microrganismos e precisam se defender.

Por volta dos 6 anos ela começa a diminuir e nos adultos é pequena.

 amigdalas

 Toda Amigdalite precisa tomar antibiótico?

Amigdalite é o nome que se dá para a inflamação nas amigdalas, a famosa garganta inflamada. Essa inflamação pode ser causada tanto por vírus como por bactérias.

Vários tipos de vírus podem causar amigdalite, e diferentes tipos de bactéria também. Alguns dos vírus são o influenzae A e B, parainfluenzae 1, 2 e 3, echovírus, paramyxovírus, adenovírus, vírus Epstein-Barr (mononucleose), Herpes vírus e coxsakie vírus. A principal bactéria é o estreptococo beta-hemolítico do grupo A, que você já deve ter ouvido falar.

Mas a maior parte dos casos de amigdalite é causada por vírus. Os tipos de infecções, por vírus ou bactérias, tem sintomas parecidos, causando febre, dor na garganta, dificuldade para comer e engolir.

Quando as amigdalas inflamam elas ficam maiores ainda, vermelhas, e podem aparecer umas placas ou pontinhos brancos nelas. Como eu já expliquei nesse post lá no site, os antibióticos são remédios que servem apenas para combater as bactérias, não tem efeito contra os vírus.

Por isso, nem toda dor de garganta ou inflamação precisará tomar antibiótico.

As infecções por vírus são tratadas só com remédios para aliviar a dor e a febre.

Quando precisa operar as amigdalas? 

Você deve conhecer algumas pessoas que fizeram amigdalectomia, a cirurgia de retirada das amigdalas, quando eram crianças.

Quando as amigdalas são muito grande e a criança tem muitas infecções, a primeira coisa que o médico fará é avaliar a causa das infecções e se tem algum fator que está facilitando as infecções. Se houver, primeiro ele vai tratar esses fatores para ver se diminuem o número de infecções.

Não existe consenso quanto ao número de infecções que a criança deve ter para indicar a cirurgia, outros fatores, como idade e se existe prejuízo importante para a criança são avaliados. E a decisão será tomada junto com os pais da crianças.

A tendência é que conforme a criança vá crescendo o número de infecções diminuam porque a amigdala vai diminuindo de tamanho. O Otorrinolaringologista é quem irá acompanhar o caso do seu filho, para te orientar quanto a melhor decisão no caso dele.

Ainda tem dúvidas sobre esse caso? Passa aqui na FanPage para comentar.

Beijos e até a próxima,

Dra. Fernanda Freire

www.seupediatra.com

Comente pelo Facebook

Leia mais!