11.abr.2013

Anote na sua Agenda: Vacina contra a Gripe [ Atenção: Campanha de Vacinação foi prorrogada até 10 de maio ]



Começa na próxima segunda-feira, dia 15 de abril, a Campanha do Ministério da Saúde contra a Influenza. Conheça um pouco mais sobre a vacina, sua importância, quem pode receber a vacina gratuitamente e outras informações.

Quais pessoas tem direito receber a vacina gratuitamente?

* Maiores de 60 anos.
* Gestante
* Mulheres com 45 dias após o parto.
* Crianças de 6 meses a 2 anos.
* Trabalhadores de Saúde.
* Portadores de Doenças Crônicas (diabetes, doença cardíaca, entre outras).
* Indígenas.
* Pessoas privadas da liberdade.


As gestante e os portadores de doença crônica devem levar um comprovante com a indicação médica.


Quantas doses precisa para estar protegido?
A vacina é em dose única, mas as crianças com menos de 9 anos que NUNCA receberam a vacina precisam receber 2 doses. A 2ª dose é 30 dias após ter recebido a primeira.


Porque todo ano tem que tomar a vacina de novo?
Porque os vírus circulantes da gripe mudam a cada ano. A vacina é feita baseada nos tipos que forem mais frequentes e mais perigosos no período anterior.


Qual a importância da vacina?
A vacina protege contra a Influenza, os tipos de vírus da gripe que foram mais frequentes no período anterior. A maioria das pessoas infectadas se recuperam em até 2 semanas mesmo sem tratamento. Mas os grupos acima citados apresentam maior risco de complicações e de desenvolver forma mais graves, como pneumonia e risco de vida. Por isso o Ministério da Saúde oferece a vacina de forma gratuita para esses grupos.
Além disso as demais pessoas podem tomar a vacina na rede privada, e algumas empresas também fazem campanha para seus trabalhadores e familiares. Isso
porque além das complicações que a gripe pode causar ela afeta o dia a dia da pessoa, com faltas ao trabalho, escolas e compromissos. Por isso quem puder se prevenir, melhor.


Quanto custa a vacina?

O preço varia de acordo com a região do Brasil e cidade. Pode custar entre R$60,00 e R$ 130,00, com grandes variações dentro da mesma cidade. Faça uma pesquisa.

Quais as reações que podem ocorrer?
A vacina é composta pelo vírus inativado, e por isso não tem risco de causar a gripe em quem a toma. O que pode ocorrer é concidentemente a pessoa pegar um resfriado (doença diferente da gripe), ou outro vírus da gripe menos frequente que não foi usado para fazer a vacina.
As reações adversas são geralmente reações no local da aplicação, como: dor, vermelhidão que duram dois dias. Algumas pessoas podem apresentar febre, mal-estar e mialgia.


Quem não deve tomar a vacina?
A vacina não é recomendada para as pessoas com alergia a proteína do ovo. Converse com seu Alergista. Quem apresentou reação as componentes da vacina também não devem tomar a vacina. Converse com seu médico para saber se você pode ou não tomar a vacina e veja na bula os outros componentes que podem variar de acordo com o fabricante (por exemplo neomicina, timerosal, entre outros).


Quais as outras maneiras de prevenir a gripe?



Restou dúvidas? Não deixe de entrar no nosso site e enviá-las que tentaremos esclarece-las.

Anote na Agenda e Não perca o prazo, a campanha acaba dia 26 de abril 10 de maio, foi prorrogada, mamães! Mas quanto antes você se vacinar antes estará protegido.

Beijo

Fernanda Freire
Autora do Blog Seu Pediatra, curtam a Fan Page AQUI!

* Referência e Imagens: http://portal.saude.gov.br/

Comente pelo Facebook

Leia mais!