6.ago.2014

Anticoncepção e Amamentação

anticoncepcao_amamentando

Mamães, após o parto, vem a dúvida: o que usar para não engravidar novamente?

É importante lembrar que as pilulas mais conhecidas, com estrogênios, não devem ser usadas neste período, pois podem diminuir a produção do leite. Também os métodos naturais como a tabelinha não são viáveis no período pós parto, pois a mulher pode ficar sem menstruar por vários meses após o parto e a ovulação pode ocorrer em diferentes momentos para cada uma.

Mas existem várias opções: Pilula só com progesterona, injetável trimestral , preservativos ,Diu com ou sem hormônio, Implante subcutâneo.

  • A pilula só com progesterona é usada de madeira contínua, sem intervalos entre as cartelas, e a maioria das mulheres nāo menstrua quando está tomando. No entanto, podem ocorrer sangramentos pequenos e irregulares. É importante nāo esquecer de tomar todos os dias, o que as vezes é dificil quando se está com a rotina alterada entre noites mal dormidas e tantas novidades com a vinda de um bebê.
  • O injetável trimestral também só contem progesterona e a mulher pode ficar sem menstruar durante o uso. Os efeitos colaterais mais frequentes são pequenos sangramentos irregulares e retenção de liquido.
  • O Diu pode ser colocado a partir de 6 semanas após o parto. duram de 5 a 10 anos dependendo do modelo.Existem 2 tipos de Diu, os hormonais e os não hormonais. Os DIUs não hormonais podem aumentar o fluxo menstrual e as cólicas. O DIU hormonal diminui a menstruação e 70% das mulheres fica sem menstruar. A colocação em geral é feita no consultório medico e pode ser usada anestesia local, pois o procedimento pode dar cólicas.
  • Os implantes subcutâneos são pequenos bastões de silicone que liberam hormônio lentamente e duram de 3 a 5 anos. O procedimento deve ser feito por um medico e o implante normalmente é colocado no braço. O efeito colateral mais frequentes é sangramento irregular.
  • Camisinha, Vocês podem adquirir gratuitamente nos postos de saúde de todo Brasil, super eficaz e tem uma vantagem que nenhum dos outros métodos citados aqui tem, protegem contra doenças sexualmente transmissíveis.

São várias as opções para as mães que não pretendem engravidar enquanto amamentam, converse com seu médico para avaliarem o que é melhor no seu caso.

Abraço

Karla Simon Brouwers

Ginecologista e Obstetra  em Porto Alegre,

Comente pelo Facebook

  • Eu uso o injetável trimestral, não tive maiores efeitos colaterais, mas sinto a função da retenção de líquido, há como amenizar essa situação?

  • Ana claudia

    Eu uso micronor, mas estou com medo pois ja me falaram que depois do bb comecar a comer outros alimentos ele diminui a eficácia.. Sera verdade??

    • Iraci santos

      Isso é verdade Ana Claudia, só se ele deixar de mamar totalmente..Ai você vai ter que voltar ao seu ginecologista e mudar o medicamento.

  • Marta Oliveira Silva

    No momento meu marido esta usando preservativo, pra mim é bem melhor.

  • Francielly Caldas

    uso a injeçao mais passo mallll

  • Kah

    Angi, meu filho está com 8 meses, ele mama agora 3 vezes por dia, pois já come papinha. Até ontem estive tomando Norestin 0,35mg, não desceu a minha menstruação até agora. Ontem o meu gineco me disse que tinha que passar para este outro anticon. Ciclo 21 (Levonorgestrel + Etinilestradiol), mesmo quele me disse para começar hoje, fui pegar o remédio na farmácia e a farmacéutica me disse que esse aí é para começar o primeiro dia da menstruação…mas a minha não veio ainda!…e meu ginecologista só vém na próxima segunda!…o qué eu faço? até quando vc tomou o anticoncepcional de progesterona??…será que este Ciclo 21 faz mal pro bebê?…tô na duvida enorme pois meu ginecologista disse para começar hoje….e a farmacéutica disse que é só no dia de descer a menstruação… S.O.S.

  • Priscila

    Meu obstetra me receitou o cerrazete mas utilizavamos só a camisinha mesmo pois eu quis evitar que fosse algum vestígio do anticoncepcional pro leite ou até eu esquecer de tomar mesmo, e como nossas relações diminuíram muito depois que o Murilo nasceu a camizinha foi o melhor mesmo, mas agora vou passar a tomar o cerrazete para garantir né. .. Já pensou engravidar assim um perto do outro, tenho uma colega de trabalho que engravidou quando seus GÊMEOS estavam com 7 meses IMAGINA SÓ praticamente trigêmeos hahahha alias não sei sw você já fez algum post sobre isso relação sexual depois doa filhos porque aqui é complicado só quando o Murilo dormi, e as veses quando da ou estamos cansados ou sem apetite sexual tipo “vamos que agora da tempo” kkkkk e muito broxante pra mim kkkkk seria bom ler sobre isso, pegar umas dicas. Abraços

  • Yasmin Herrera Miranda

    Eu uso o injetável trimestral e adorei!! É só de 3 em 3 meses, não preciso ficar todo mês preocupada e até hoje não me deu problema nenhum, apenas alguns sangramentos irregulares, mas eu gostei muito!!

  • Babi Barbosa

    O anticoncepcional me fez muito mal, e mesmo com meu filho com um ano e 4 meses, nao voltei a tomar o meu habitual pq ja tenho pouca produção de leite, entao to so usando a camisinha mas morro de medo de acontecer algo

Leia mais!