24.ago.2017

Atividade física e amamentação, será que é possível?

O bebê está crescendo e você quer voltar a praticar atividade física? Legal, mas o ideal é conversar com sua médica e ver se está apta para praticar atividade física! Muitas pessoas falam que o leite pode secar se fizer muita atividade física, e se a sua alimentação for inadequada e somar ao fato da amamentação gastarmos muitas calorias, sim, pode prejudicar a amamentação! Quando você começar uma atividade física além de cuidar da ingesta adequada de calorias, tens que aumentar 20% o consumo de água! Combinado?

Mas além disso, tem estudos que dizem que o bebê pode rejeitar o leite materno quando, mulheres praticam atividade física muuuuuuito intensa, pois pode mudar o sabor do leite materno devido a presença de ácido láctico, proveniente do excesso de exercício.

Mas o tal do ácido lático não fica para sempre no nosso organismo, ele é removido na urina, suor, é oxidado ou então é convertido em glicose, glicogêncio ou em proteína. Então a melhor alternativa para facilitar sua eliminação é realizar uma atividade aeróbia leve (caminhada ou pedalada leve) após seu exercício!! É a recuperação ativa e reduz os níveis de ácido lático uma vez que parte dele vai se converter em glicose que será usada como fonte de energia!

O ácido lático acumulado na mãe normalmente é eliminado em torno de 30 a 60 minutos após o exercício, por isso o ideal é oferecer mama antes de praticar atividade física e esperar um pouco após o exercício!

Por isso é muito importante que façamos atividade física com consciência e profissionais especialistas. Não adianta querer perder tudo que ganhou na gravidez em uma semana ou um mês, pense em saúde e o resto é consequência! Eu sou educadora física, mas me “aposentei” desde que o Antônio nasceu, quem sabe eu não volto?

Beijos

Angi

Comente pelo Facebook

Leia mais!