6.jun.2012

Bebê com dificuldade para dormir? [ Dicas da Leitora ]

Nós mamães sabemos bem o que é acordar de madrugada cansadíssimas enquanto nosso filho (a) está mais elétrico que pilha duracel.
No início, quando o bebezinho(a) vem ao mundo, ele ainda está em fase de adaptação ao mundo externo ao útero, mas o início a que me refiro é o primeiro mês.Não há necessidade nenhuma de uma criança dormir mal após essa fase de adaptação. Lembrando que existem crianças que demoram mais tempo para se adaptar ao mundo externo, mas essa adaptação não deve ultrapassar os primeiros 6 meses de vida. Caso ultrapasse, você deverá bancar a mãe detetive, e investigar os possíveis motivos do seu bebê estar dormindo mal à noite, ou dormindo pouco. 
Minha bebê, dorme com ventilador tipo turbo virado para ela (sendo que virado para as perninhas dela, sem que o vento bata diretamente no rostinho dela) ligado na potencia máxima. Ela dorme de pijaminha manga comprida (quando frio) e de baby doll (quando calor) coberta por um lençol 100% algodão (tamanho berço americano) deixando-a bem empacotadinha para que não sinta frio. Sempre de meias, SEMPRE! Ela dorme 10 horas por dia na média, e só tem dois meses! 
As possíveis causas do problema, verifique:
1. Frio
2. Muito calor
3. O bebê comeu muito tempo antes de dormir? (Exemplo: Ele comeu umas 3 horas antes de pegar no sono?Então ele pode acordar com MUITA fome)
4. Já deu o banho do seu bebê? Perfume sem alcool ajuda a dar uma relaxada no pequeno, e banho é um santo remédio para fazer chegar o tão sonhado soninho!
5. Essa dica é muito importante: O BEBÊ RECEBEU MUITO ESTÍMULO ANTES DE DORMIR? Exemplo: Ele dormiu em um ambiente de conversas? Barulho? Agitação? Gente isso é uma das causas principais do problema, a criança as vezes é tão acostumada com a agitação (gente falando, som da tv, musicas, etc…) que quando você à coloca para dormir e o estímulo desaparece ela se assusta, por que percebe que está realmente sozinha. 
Se for esse o caso, como podemos reverter isso? 
FÁCIL! Na hora que seu filho for dormir, respeite-o, não pense em fazer um horário para ele, pois não vai ajudar.Quando a criança quiser dormir, deixe que durma não tente manter-la acordada até às 21 horas ” por que só assim dormirá à noite toda”, isso não existe! Minha bebê dorme apartir das 19 horas e ainda assim acorda as 5:30 da manhã do dia seguinte. Nesse precioso momento do sono, vá para o quarto em que a criança dorme e fique à sós com ela. Peça para antes que você entre no quarto, alguém arrume o bercinho ou caminha da criança, feche as janelas do quarto e ligue o ventilador, abafando sons externos (caso durma de ar condicionado, esfrie o quarto antes que a criança entre, para que não à incomode com o calor) Tenha um abajur com luz azul ligado, e nine a criança com luz apagada apenas a luz do abajur clareando levemente o quarto. Mantenha-a em um ambiente tranquilo, peça para que seu marido não entre com sandálias ou sacolas plásticas para que não desperte a criança. Faça o mínimo de barulho possível. Caso seu bebê já fale esqueça a luz apagada, avise-o que está na hora dele dormir, mas antes ele vai ouvir uma historinha para o sono chegar. Leia pro seu filho (tenha livros infantis em casa!)  Logo após ler a historinha, se o pequeno não dormir apague a luz e conte uma historinha que venha da sua criatividade, ou mesmo outra que você conheça decoradinha do inicio ao fim! Conte-a muito pausadamente, para que ele sinta sono. Outra boa ideia para fazer se você tem o hábito de rezar, com uma luz baixa, ensine o Pai Nosso para ele.
 Pessoal, volto a afirmar que você deve respeitar o sono do bebê. Se ele dormiu o dia inteiro não significa que ele não dormirá a noite também. Não precisa cansar demais o seu filho durante o dia para que à noite ele durma. Isso é um mito antigo. Dormir à tarde por pelo menos uma horinha é importante! Que seus filhos tenham lindos sonhos! 

Isa, a princesa da Gabi!


Um Beijo da super fã do blog Mãe de Guri  ( #que fofa )
Gabriela Holanda

Esse post foi escrito pela querida leitora Gabriela Holanda, gostaram das dicas?
Elas funcionam muito bem na casa da Gabi, podem funcionar aí também!
Quem tiver mais dicas compartilhe conosco, a sua dica pode ser muito útil para outras mães!
Beijos mamis

Comente pelo Facebook

Leia mais!