23.set.2011

Brincadeiras para aumentar a concentração e melhorar o desenvolvimento do seu bebê – Parte 2 Consciência

No post anterior falei sobre o cuidado que devemos ter enquanto as crianças estão brincando e hoje darei sequência nessa proposta pedagógica de Waldorf refletindo sobre a consciência que é uma fase muito importante do desenvolvimento das crianças.
Os bebês tem uma percepção de mundo bastante aguçada, por esta razão são especialmente influenciados pelo ambiente ao seu redor. Mesmo que não possamos protegê-las, como que mantendo-as em uma bolha, devemos restringir os excessos de barulhos, luzes, e movimentos.
Atualmente os pais vivem em uma rotina super agitada, porém não podemos transmitir esse estilo de vida aos pequenos. Os sentidos devem ser estimulados gradualmente, de acordo com o crescimento físico e emocional. Conforme a criança cresce sua autoconsciência se desenvolve favorecendo o enfrentamento e soluções de problemas.
Cada sentido tem o seu papel, um dos mais fundamentais é o tato. Este tem papel destacado na capacidade de confiar. O olfato do bebê é apurado, odores trazem sensação de bem estar ou de aversão, portanto a multiplicidade de odores enriquece nossas vidas. As sensações do paladar estão ligadas ao que nos atraem esteticamente. Com relação a visão a cor e o brilho não são apenas aspectos físicos afetam ” espiritualmente ” as crianças, a diversidade de cores abre portas para o mundo da imaginação!
Os brinquedos que estimulam a audição desenvolvem a capacidade linguística.

Comente pelo Facebook

Leia mais!