28.maio.2013

Brincar é coisa séria {Danoninho}

Hoje estou pensando no assunto “ brincar” e na criança privilegiada que eu fui. Sou a”filha do meio”. Tenho uma irmã mais velha e um irmão mais moço. Posso falar das muitas vêzes em que achei horrível esta situação mas hoje quero dizer que ter irmãos para brincar foi uma coisa ótima na minha infância. Morávamos numa casa com pátio grande e tinhamos vizinhos maravilhosos com muitas crianças, que estavam sempre brincando lá em casa. Minha mãe não queria crianças paradas na frente da TV ou jogando vídeo-game: nos mandava brincar!
As minhas melhores lembranças da infância são das brincadeiras, e pensando em proporcionar as mesmas lembranças para o Antônio é que eu levo tão a sério o brincar. Como pais, temos que oportunizar momentos de brincadeiras, descontração e diversão para os nossos filhos. Podemos e devemos brincar com eles, porque assim podemos orientá-los e estimulá-los, mas para eles também é importante que brinquem sozinhos ou com seus amigos imaginários e outras crianças.
A vida moderna permite que hoje nossos filhos brinquem com maravilhosos brinquedos, quase todos com tecnologias eletrônicas, e isto é importante pois é nesta sociedade cibernética que eles viverão, mas aquelas brincadeiras antigas são essenciais para a formação também. Brincar de “casinha”, de “papai e mamãe”, de “escola”, de esconde-esconde ,de subir em árvores, pular corda, jogar bola, construir brinquedos com sucata são experiências enriquecedoras para o desenvolvimento infantil. As crianças não precisam de muito para brincar.
É comprovado que a brincadeira é essencial para o desenvolvimento mental, motor e social da criança. A criança que brinca exercita a imaginação e conseqüentemente a atividade cerebral, desenvolve habilidades e aprende a conviver em sociedade. Brincar é uma forma de se expressar e de aprender, aliás tem coisa melhor que aprender se divertindo?
Brincar é tão importante para o desenvolvimento das crianças que precisamos garantir a elas este direito.
Foi a Danoninho ,com a campanha “Brincar é coisa séria”, que motivou esta minha reflexão. E vocês, concordam com a importância do brincar no desenvolvimento dos pequenos?
Vejam só: durante a Semana Mundial do Brincar , a Danoninho estará promovendo um bate-papo ao vivo entre as mães e a pedagoga Débora Wolf, que acredita que a brincadeira deve ser levada a sério e facilita o aprendizado dos pequenos!
O Bate-papo acontece na quarta-feira, dia 29 de maio, das 15 às 16 horas, na fan Page oficial do Danoninho Brasil. A gente se encontra lá!
 
 
Beijos 
Angi
 
 

Comente pelo Facebook

Leia mais!