7.nov.2013

Bruxismo {Fala, Fono!}

bruxismo1

Olá, mamães!

Hoje nosso assunto é o bruxismo. Vocês já ouviram falar dele?

Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes. Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula (ATM). Quando o problema se manifesta durante o dia, recebe o nome especial de briquismo.

Bruxismo-Infantil-

 

Quais as causas do Bruxismo?

– fatores oclusais: quando existem interferências dentais que impedem que a mordida tenha um bom encaixe;

– fatores de ordem sistêmica: respiração bucal, deficiências nutricionais, distúrbios neurológicos (p. ex. autismo);

– fatores emocionais: stress, agenda lotada de atividades, a chegada de um irmão, divórcio na família, escola nova, hiperatividade, entre outros;

– fatores hereditários;

– hábitos alimentares inadequados. Crianças que não mastigam alimentos consistentes e não usam a sua função mastigatória podem procurar suprir esta necessidade através do ranger dos dentes.

Quais os sintomas?

Além do desgaste e amolecimento dos dentes, dor de cabeça é o sintoma mais comum do bruxismo.

Outros sintomas do bruxismo são dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face por causa do esforço realizado pelos músculos da mastigação, estalos ao abrir e fechar a boca, alterações do sono. A intensidade e a frequência das crises podem variar de uma noite para outra.

bruxismo

 

Qual o tratamento indicado?

Medicamentos ansiolíticos são úteis para o controle dos quadros de estresse e ansiedade que podem estar associados, mas não são a causa do distúrbio que, aliás, não está suficientemente esclarecida.

Os recursos mais indicados para o tratamento, porém, são as placas interoclusais flexíveis de silicone ou as placas rígidas de acrílico, moldadas segundo o formato da arcada dentária do paciente. Elas ajudam a restringir os movimentos dos músculos mastigatórios e a reduzir o atrito que provoca o desgaste e o abalo dos dentes.

placa-boca-2

 

Então, fique de olho no sono de seus pequenos!

Em casos de algum tipo de alteração, marque uma consulta com o dentista!!

Abraço!!

 

 

Taís Alves Batschauer

Fonoaudióloga

CRFª 9309/RS

Porto alegre/ RS

 

 

 

Comente pelo Facebook

Leia mais!