13.maio.2014

Cabelos cacheados, ter ou não ter, eis a questão!

cachos3

Imagem daqui

Gurias, faz tempo que queria fazer um post com dicas para cabelos crespos/cacheados. Finalmente, vou dar dicas de como cuidar, bons produtos e um pouco do meu ritual para domar os cachos, espero que vocês gostem!

Em torno de 70% das mulherses brasileiras têm cabelos ondulados, crespos, cacheados. Porém a maioria acredita que é trabalhoso e acaba alisando. E cá entre nós, depois do cabelo quimicamente alisado, ele nunca mais é o mesmo até que nasça de novo, né?

SIM, não tem como negar que não é fácil cuidar de cabelos cacheados ,são mais difíceis de domar, porém quando aprendemos a lidar com eles, são infinitamente mais práticos que os lisos! #juro

O meu cabelo sempre foi crespo. Desde pequena meus cabelos eram cacheados, algumas épocas mais crespos e volumosos(VERÃO/CALOR), outras menos(INVERNO/FRIO). Quanto tinha uns 13 anos eu odiava ser crespa. Naquela época não existia os leave-in, cremes para usar após o banho e deixar no cabelo, minha mãe penteava o meu cabelo quando estava seco… então nem preciso falar maia nada, preciso? Até meus 19 anos eu vivia fazendo escova e touca, sabem aquela touca da época de nossas avós? Com grampos e depois enrolava com meia calça? Bah, eu dormia com aquilo, tinha uma baita dor de cabeça, só para ir com meu cabelo bem liso no dia seguinte na escola… #quetristeza

Depois comecei a gostar do meu cabelo, conheci bons produtos, que valorizaram meus cachos…e comecei a me sentir linda de cabelão! Tanto que queria ter mais cachos, e a partir dali procurava produtos para aumentar volume. Hoje em dia não aliso, não faço escova, eu gosto é de volume, e cachos, quanto mais…melhor! #alokadoscachos #amocachos

Compartilho com vocês algumas dicas que funcionaram com os meus cabelos, espero que seja útil para vocês também, vamos lá…

* Lave o cabelo todos os dias! É muito difícil arrumar o cabelo crespo pela manhã sem estar molhado, então eu costumo lavar todos os dias. Já conversei com vários cabeleireiros e sempre me apoiaram, dizendo que tudo bem lavar todos os dias. Mas isso depende de cabelo para cabelo, eu não tenho muito cabelo, e ele seca rápido. Se você tiver muuuuito cabelo e ele demorar a secar, é melhor lavar dia sim, dia não.

*Se lavar o cabelo todos os dias, usar shampoo anti-resíduos uma vez na semana, super importante para quem utiliza cosméticos que permanecem no fio diariamente, como o leave-in.

* Use shampoo e condicionador específico para cabelos cacheados ou crespos, e procure usar ambos da mesma marca, pois agem juntos para tratar o cabelo cacheado. Porém o cabelo vicia, então use por um tempo, quando perceber que o cabelo está viciado, que o resultado não é mais o mesmo, que os cabelos estão oleosos, pesados, então está na hora de trocar a marca. Eu uso em torno de um mês, depois uso outra marca, depois outra,e daí volto para a primeira marca.

* Lave com água morna a fria, e passe condicionador só no comprimento, nunca na raíz.

* Normalmente os cabelos cacheados tendem a ressecar, portanto devemos HIDRATAR semanalmente. Se você não tem tempo, nem dinheiro para ir ao salão toda semana, tudo bem, hidrate no banho, com bons cremes. Essas hidratações caseiras são excelentes, mas devemos respeitar o tempo de hidratação, nunca faça menos do que o indicado. Depois que somos mães é super difícil tomar um banho e fazer uma hidratação de 10 minutos, né? Mas já existe no mercado produtos que hidratam até em 60 segundos, não temos desculpa, gurias!

* JAMAIS penteie cabelos crespos/cacheados quando secos! Cabelos cacheados devem ser penteados no banho, ou assim que sair do banho, ainda molhados, com pente, escova de dentes largos, ou os dedos.

* Tire o excesso de água com a toalha, mas não seque muito o cabelo, se o cabelo tiver seco, molhe novamente com um burrificador antes de usar um finalizador.

* SEMPRE utilize um finalizador, leave-in, mousse, modelador…! Hoje em dia tem produto para reduzir o volume e o frizz, dar volume para a raíz, definir os cachos, além de deixá-los cachos mais sedosos, macios e brilhosos. Vai testando os produtos, uma hora vamos acertar, outras erras, faz parte e só assim vamos aprendendo quais produtos funcionam melhor no seu cabelo!

* Coloque o leave-in o quanto achar necessário, sempre ouvi falar que devemos colocar em torno de uma moeda de R$ 1 em todo o comprimento, mas eu coloco mais, até porque meu cabelo está comprido. Aos poucos você vai perceber de quanto seu cabelo precisa e colocará a medida de olhos fechados.

* Coloque os cabelos para frente, espalhe muuuuito bem, massageando, e amassando os fios. Se você vai sair de cabelos molhados já está pronta!

* Agora se quiser secar, use um secador com difusor: ele reduz o frizz, e dá um volume legal ao cabelo, pois seca bem os cabelos da raíz. O que eu acho fundamental, já repararam que quando os cabelos ficam colados na cabeça não ficam bonitos, precisamos soltar esse cabelo da raíz… #soltemoscachos

* As marcas que eu mais gosto para cabelos cacheados são: Redken, Deva Curl, Bed Head, Yeallow, C. Kamura, Amend, e… Mas muitas vezes utilizo produtos que estão no supermercado mesmo, como da marca l’oreal, NATURA, AVON, que gosto muito e tem preços super acessíveis. Já usei da marca SEDA, tive bons resultados, as vezes misturo com outra marca que gosto e fica muito bom!

* Como eu falei anteriormente,eu simplesmente AMO VOLUME, acabei de conhecer um produto que dá volume na raíz, que é onde o meu cabelo mais precisa de volume. E é super fácil de usar, basta aplicar o spray na raíz, e amassar o cabelo, estou usando muito! É da marca Giovanni. #aprovadíssimo

* Outro produto que estou utilizando agora é o Sunset Styling Lotion Hair, um modelador de cachos, da marca Giovanni, ele é líquido, parece água, e fiquei surpresa com o resultado, cachos super modelados!

* Eu prefiro leave-ins que são cremes aos que são gel. Os que são em gel, normalmente dão aspecto de cachos molhados, e deixam os cachos mais durinhos. Eu acho bonito, mas prefiro os cachos mais naturais. Então se você não quiser ficar com aspecto molhado, fuja dos que são em gel.

DICA ESPECIAL DE CRESPA PRÁ CRESPA!

* As mulheres costumam enjoar do corte de cabelo, da cor, com frequência, especialmente quando estamos de TPM ou no nosso inferno astral (um pouco antes do nosso aniversário), não é mesmo? Mulheres crespas/cacheadas NÃO PODEM agir por impulso! Deu vontade de cortar o cabelo? PENSA MUIIIIIIIIIIIIITO! Pensa por uma semana, não vai sair cortando sem pensar! Pensa que cada cacho são meses sem cortar o cabelo, nosso cabelo demora mais para parecer que cresceu, então se quiser cortar, esteja certa do que quer, do corte, enfim…para não se arrepender depois!

* Como saber que o máscara hidratante é boa? É fácil, abra o pote, se ele for duro, que tu consiga virar de cabeça para baixo e ele não cair…é boa!rs Sério, se ele for molengo, eu não compraria. Agora se alguém tiver a dica de um mole que seja bom…pode me dar!rs

É isso, gurias! Vocês tem alguma duvida? É só escrever que responderei com prazer! Espero que tenham gostado!

Beijos, Angi

Comente pelo Facebook

Leia mais!