“Cada criança tem seu tempo!” CUIDADO!!
É muito comum escutar as pessoas falando “Cada criança tem seu tempo para aprendizagem!” Sim, cada indivíduo é ÚNICO, pois tem sua própria história de vida, sua composição genética exclusiva e vive dentro de um contexto específico de aprendizagem. No entanto, existem os MARCOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL, ou seja, atitudes que são esperadas em cada faixa etária. Ficar esperando que a criança aprenda por si só é muito perigoso.
Essa série de posts sobre os comportamentos esperados em cada faixa etária ajuda no acompanhamento da saúde e do crescimento da criança. Os marcos do desenvolvimento ajudam pais e profissionais a identificar qual(is) comportamentos precisam ser ensinados e estimulados e também sugerem que uma atenção especial seja dada à criança que ainda não esteja se desenvolvendo de maneira integral.

Photo by Carolina Sanchez B on Unsplash
Na faixa etária de 3 a 4 anos, a criança já:
1) Nomeia objetos como sendo “grandes” ou “pequenos”;
2) Aponta para dez partes do corpo, quando requisitado;
3) Aponta para um menino e uma menina, dada uma ordem;
4) Diz se um objeto é pesado ou leve;
5) Une duas partes de uma figura para formar o todo;
6) Descreve dois eventos ou personagens de uma estória familiar ou programa de televisão;
7) Repete brincadeiras (rimas ou canções) que envolvam movimentos coordenados (ou gestos);
8) Emparelha três ou mais objetos (que formam par);
9) Aponta para objetos compridos e curtos;
10) Diz quais objetos aparecem frequentemente juntos (exemplo: lápis e papel);
11) Conta até três imitando um adulto;
12) Agrupa objetos em categorias;
13) Traça (V) em imitação;
14) Traça uma linha diagonal ligando os dois cantos de um papel de 10cm, dado o modelo;
15) Conta até dez imitando um adulto;
16) Constrói uma ponte com três blocos imitando um adulto;
17) Copia uma série de (Vs) interligados;
18) Acrescenta perna ou braço em um desenho incompleto de figura humana;
19) Completa quebra-cabeça de seis peças sem ensaio e erro;
20) Indica se os objetos são iguais ou diferentes;
21) Desenha um quadrado imitando um adulto;
22) Nomeia três cores, quando requisitado;
23) Nomeia três figuras geométricas.
Incentive seu filho(a) na aquisição desses conhecimentos!!
Ana Paranzini é Psicóloga (CRP 08/09142), com Mestrado em Psicologia Clínica (PUCCAMP) e especialista em Orientação de Pais. Idealizadora do Programa on line ADEUS BIRRAS e do Programa on line de ORIENTAÇÃO DE PAIS – Quando eu mudo… meu filho se transforma, que já ajudou e está ajudando muitas famílias a educarem seus filhos de maneira efetiva e prazerosa.
Fonte: O Inventário Portage Operacionalizado: Intervenção com Famílias. Lúcia C. A. Williams e Ana Lúcia R. Aiello. Editora Memnon, 2001.