31.out.2012

Causos de Mãe {Desfralde}


Sabem quando todos tem soluções para nossos dilemas de mãe? Adoram dar pitacos sem serem perguntados, questionar nossa maneira de lidar com tal situação, e acham que tem sempre a razão? Pode ser aquele parente que nem tem filho, ou aquela vizinha que não falava contigo antes de engravidar, ou até mesmo a senhora que está sentada ao seu lado no ônibus. Todos se tornam especialistas dos nossos filhos!
Foi assim que surgiu o ” Causos de Mãe “, pensamentos que foram diretamente para a tela do computador, desabafos de uma mãe sem papas na língua  TEMA DE HOJE: ” Não paga as fraldas do meu filho, mas acha que está na hora do desfralde dele!”.

Na minha opinião o desfralde é algo que deve acontecer naturalmente. Sem pressão, sem forçar, mesmo que a gente não aguente mais comprar e trocar fraldas. Não acredito que seja opção dos pais decidir qual é a hora. Pois a criança tem que controlar suas necessidades. Além de saber se comunicar.

Um desfralde fora de hora pode trazer consequências contrarias das que, nós pais, queremos. A criança pode se traumatizar caso não esteja preparada, nem demonstre sinais para o desfralde.

Sinais físicos

Anda com firmeza, e até consegue correr.
Faz bastante xixi de cada vez (e não de pouquinho em pouquinho).
Faz um cocô razoavelmente sólido, em horários mais ou menos previsíveis.
Fica “seco” por pelo menos três ou quatro horas, ou seja, os músculos da bexiga conseguem segurar a urina.

Sinais de comportamento

Consegue ficar sentado na mesma posição por entre dois e cinco minutos.
Consegue abaixar e levantar as calças.
Fica incomodado quando a fralda está suja ou molhada.
Demonstra interesse nos hábitos de higiene (gosta de observar os outros irem ao banheiro ou quer usar cueca ou calcinha).
Não demonstra resistência à idéia de usar o penico ou a privada.
Está numa fase em que gosta de colaborar, e não numa fase “do contra”.

Sinais cognitivos

Consegue seguir instruções simples, como “vá pegar aquele brinquedo”.
Entende que cada coisa tem o seu lugar.
Tem palavras para xixi e cocô.
Entende os sinais físicos de que está com vontade de ir ao banheiro, e consegue pedir para ir (ou até segurar a vontade um pouco).


Ou seja, antes desses sinais, pode até acontecer o desfralde, mas não será no tempo dele. E sim, baseado na sua vontade de desfraldar. OK, lógico que não tem problema algum nisso. Você é a mãe, você quem sabe.

Não dê ouvidos aquelas pessoas que vão sempre ter melhores dicas que você.Quem nunca ouviu coisas do tipo: ” Meu filho desfraldou com 9 meses e o seu aos 2 ainda usa fraldas?” ou ” Todos os colegas do seu filho não usam fraldas, apenas o seu”, ou então ” O desfralde é a mãe que decide, deixe de ser preguiçosa e tire as fraldas do seu filho logo…”

Sempre vamos ouvir pitacos, conselhos, dicas, enfim, nós somos as mães, nós decidimos! Ah, para você que acha que o meu filho está demorando para desfraldar….estou aceitando fraldas XXG! 

Espero que tenham gostado do novo quadro do Blog, Causos de Mãe: Qualquer semelhança não é mera coincidência! Aguardem novos textos polêmicos da maternidade!
Beijos, Angi

Comente pelo Facebook

Leia mais!