15.ago.2017

Chega de Birras!!! O que esperar de uma criança de 4 a 5 anos?

patricia-prudente-308821

Photo by Patricia Prudente on Unsplash

Oi mamães, na faixa etária entre 4 a 5 anos de idade, é esperado que a criança já apresente comportamentos socialmente aceitáveis, sabe como se comportar de maneira adequada na frente dos outros. É esperado que NÃO FAÇA MAIS BIRRAS!!!

Interage positivamente com o outro ao:

1)      Pedir ajuda diante de dificuldades;

2)      Contribui para conversa de adultos;

3)      Pede desculpas, sem ser lembrado, em 75% das vezes;

4)      Espera sua vez numa brincadeira que envolva 8 a 10 crianças;

5)      Brinca com duas ou três crianças, por 20 minutos, em atividade de cooperação;

6)      Pede permissão para usar objetos dos outros, em 75% das vezes;

7)      Repete rimas, canções ou danças.

É comum observar as crianças dessa faixa etária executando uma atividade ou brincadeira sozinha por 20-30 minutos. Elas gostam de estar com o outro, mas também começam a aprender a ter seu tempo dedicado a atividades que lhe dão prazer.

Se sua criança dessa idade ainda faz birras, é importante que você ensine-a a expressar-se de maneira mais adequada. Ela já é capaz!!

 Ana Paranzini é Psicóloga (CRP 08/09142), com Mestrado em Psicologia Clínica (PUCCAMP) e especialista em Orientação de Pais. Idealizadora do Programa on line ADEUS BIRRAS e do Programa on line de ORIENTAÇÃO DE PAIS – Quando eu mudo… meu filho se transforma, que já ajudou e está ajudando muitas famílias a educarem seus filhos de maneira efetiva e prazerosa.

Fonte: O Inventário Portage Operacionalizado: Intervenção com Famílias. Lúcia C. A. Williams e Ana Lúcia R. Aiello. Editora Memnon, 2001.

Comente pelo Facebook

Leia mais!