19.mar.2013

Chupeta e mamadeira, NÃO! { Fala, Fono! }

Olá, mamães!

O assunto de hoje é a relação da chupeta e mamadeira com o desenvolvimento dos dentes e da fala das crianças.

Existem muitas dúvidas a respeito dos hábitos orais que podem influenciar na formação das estruturas orais das crianças.
O hábito de oferecer a chupeta para o bebê muitas vezes vem da ansiedade dos pais, por não conseguirem lidar com o choro do recém nascido. O ato de sugar acalma o bebê, mas o ideal é que essa sucção seja realizada no seio materno, durante a amamentação.
O uso de chupetas e mamadeiras pode gerar uma confusão de bicos (chupeta/ mamadeira/ seio materno), que muitas vezes ocasiona o desmame precoce.
A persistência desses hábitos orais provoca alteração de postura e força das estruturas orofaciais do bebê, prejudicando as funções de mastigação, deglutição, respiração e articulação dos sons da fala. O hábito de chupar o dedo também causa as mesmas alterações no desenvolvimento craniofacial, pois a língua não pode ficar na posição correta, além de existir uma força contra o céu da boca.

Mas, o que fazer se meu filho chupa o dedo?
Nos casos em que a criança está acostumada a sugar o dedo, algumas vezes é indicado tentar a “troca” para uma chupeta ortodôntica, de silicone, pois este modelo é o que menos prejudica a alteração das estruturas orofaciais. É importante lembrar, que mesmo que se faça uso das chupetas adequadas, o desenvolvimento normal é alterado e seu uso não deve passar dos 2 anos de idade.
Sempre observe a idade indicada na embalagem da chupeta e ofereça de acordo com a idade do seu bebê e nunca, jamais, ofereça chupetas em formato de bolinha. O formato correto é como a das chupetas abaixo:

Os bicos ortodônticos de mamadeira são conforme o modelo abaixo e a forma de oferecer é a seguinte:

Como negociar a retirada da chupeta e da mamadeira?
A melhor forma é sempre conversar, e explicar para seu filho, que ele está crescendo e crianças “grandes” não chupam bico nem tomam leite na mamadeira. Você pode sugerir trocá-las por um brinquedo novo, um “amiguinho” para a hora de dormir.
Mas, isso nem sempre é fácil de ser aceito pelas crianças, então, vá com calma, não mostre a sua ansiedade em retirar esses hábitos. Combine horários para chupar bico, como na hora de dormir, diminua a freqüência das mamadeiras, e procure semtre oferecer o leite no copinho.

Mamães, se o bebê não chupa o dedo, nem quer a chupeta, não insista. É muito importante que ele aprenda desde cedo que esses hábitos não são saudáveis!
Às vezes só um colinho e uma musiquinha bastam para acalmar um bebê!

Para as mamães que ficaram com duvidas é só deixar nos comentários que respondo!


Abraços,

Fga. Taís alves Batschauer
Consultório:(51)30129500
Fonoaudióloga
CRFª 9309/RS 
PORTO ALEGRE/RS