10.dez.2015

Coisas que você precisa saber antes de abrir mão do seu trabalho para ser MÃE QUE FICA EM CASA!

Algumas mulheres sempre sonharam em serem mães que ficam em casa com os filhos! Outras sempre falaram que não abririam mão de seus trabalhos para serem “apenas” mães, mas quando acabou a licença maternidade, elas pediram demissão. E outras voltam para o trabalho porque precisam, ou porque querem mesmo!

Acredito que cada mãe sabe o que é importante para si! Cada mãe sabe aonde aperta seu calo! Não existe certo ou errado! Nenhuma escolha é PERFEITA! O que existe é estar FELIZ, pois seu filho precisa de uma mãe feliz! Independente da sua escolha, você terá dias ruins, dias que terá vontade de jogar tudo para o alto e fugir para as montanhas, mas não vai jogar pro algo, porque terá que juntas e limpar tudo (risos). Você tem que colocar suas prioridades na BALANÇA e fazer SUA ESCOLHA! 

Coisas que você precisa saber antes de abrir mão do seu trabalho para ser MÃE QUE FICA EM CASA! É MUITO MARAVILHOSO, mas tem coisas que deve pesar na balança!

  • Tem que ser uma VONTADE SUA e uma decisão do CASAL! Não adianta ser o sonho do marido e não ser o seu sonho! Não dê ouvidos para o que as pessoas falam, ouça seu coração e seja a responsável pela suas escolhas, no final das contas, É A SUA VIDA! Assim como não adianta querer e o marido não apoiar! Nada de olhar para trás, daqui uns anos, e jogar na cara dos seus filhos que você largou tudo para ficar com ele e ele está sendo ingrato com você, ele não pediu isso para você!
  • A sua vida profissional vai PARAR POR UM TEMPO! Sim, isso mesmo, você vai fica desatualizada, e com a vida profissional parada. Se cuidar dos filhos e da casa já é punk, não queira se manter atualizada profissionalmente. Claro que para quem tem filhos na escolinha é outra história, ou para quem tem uma rede de apoio, como vó que cuida dos filhos, ou pai que fica em casa algum turno, aí é mais fácil trabalhar meio período em casa, estudar e se atualizar. Mas para quem é sozinha e não pode contar com ajuda, sua vida profissional vai parar por um tempo!
  • Será bem difícil voltar ao mercado de trabalho, mas não impossível! Quanto mais tempo longe, mais difícil. Hoje em dia, ainda existe muito preconceito em admitir mulheres, ainda mais mulheres com filhos pequenos. Tenho amigas que abriram mão do trabalho por um tempo e agora não conseguem voltar ao mercado de trabalho. Esses tempos estava num grupinho de mulheres e falávamos sobre isso, algumas eram empresárias e falaram que admitir mulher com filho significa perder dinheiro mesmo, pois faltam mais, em função de doença dos filhos, sem contar em caso de gravidez e licença maternidade. Por isso muuuuitas mulheres também não querem ter filhos, pois não querem que abale a carreira. 
  • Terá que lidar com o fato de pedir dinheiro para o marido ou justificar alguns gastos no cartão! Aqui em casa não existe o meu dinheiro e o dinheiro do marido. Nunca existiu! Desde que casamos, o dinheiro vai para a mesma conta e com ele pagamos as contas. E os gastos pessoais variam com as nossas necessidades, não compramos por impulso e sem necessidade.  Mas conheço algumas mães, que sentem-se super mal tendo que pedir dinheiro para o marido até para tomar um café…. então tem que ser muito bem conversado e tu não podes sofrer com isso e ficar reclamando todos os dias. RELAXA e pensa que o dinheiro é de vocês! 
  • Na maioria dos casos, você terá que abrir mão de alguns confortos que o dinheiro nos proporciona. Seja um cinema, uma ida na pizaria, tens que saber o que é mais importante para você, uma viagem todo mês, ou estar com a família? Sem dúvidas o teu salário fará falta, além da tua independência financeira, muitas vezes terão que abrir mão de pequenos prazeres que o dindin nos proporciona. 
  • É MUUUUUITO bom ficar com os filhos, mas não é só ficar com eles, você tem que cuidar da casa! Cuidar da casa é MUITO CANSATIVO, um trabalho SEM FIM! Sem contar que a maioria das pessoas vão esperar que você faça tudo SOZINHA, mantenha a casa limpa, ainda falarão que seu trabalho é barbada, que gostariam de estar no seu lugar e poucos vão elogiar, pois na cabeça deles, tu não faz mais do que sua obrigação!
  • Não largue seu trabalho contando que você vá começar a trabalhar em algo e será bem sucedida! Se você quer sair do emprego, mas financeiramente não é possível, não pense que terá retorno imediato! É possível ganhar dinheiro trabalhando em casa, conheço muitas pessoas que ganham. Mas tem que pensar em mil coisas. Quanto você precisa ganhar? Tem gente que trabalha em casa e ganha R$500,00 e está bom para ela, outras ganham R$5.000,00. Então tem que colocar o sonho no papel e a cabeço no lugar do coração. 
  • Você não terá colegas de trabalho, sua vida social será restrita a mães de pracinha, ou seus filhos! Para mim essa é uma das coisas mais difíceis, pois amo minhas amigas, mas a maioria delas ainda não tem filhos. E muitas vezes, mesmo com filhos, vamos nos sentir sozinhas, pois não temos com quem desabafar… sim, podemos desabafar com maridão, mas não é a mesma coisa que desabafar com uma amiga. 

Claro que tudo tem o lado bom e ruim, né? Para mim, poder acompanhar o crescimento dos filhos é MARAVILHOSO, na maior parte do tempo! Mas como vejo muitas mães que largaram tudo e hoje se arrependeram, acho importante compartilhar com vocês a minha opinião. 

Acredito que NÃO DEVEMOS NOS ARREPENDER por termos feito algo, e sim por não termos tentado. Se você abriu mão do seu trabalho e agora não está sendo bom, vá a luta, coloque seu filho na escola, procure um trabalho! Se quando seu filho nasceu você resolveu ficar em casa com ele, não precisa ser definitivo. Foi bom enquanto durou…

Vocês acrescentariam alguma coisa na lista de coisas que as mães precisam saber antes de largar tudo e ficar em casa com os filhos, gurias?

Prometo fazer um post com as coisas boas de ser mãe que fica em casa,  tá? 

Beijos

Angi

Comente pelo Facebook

Leia mais!