8.jan.2013

Com o Antônio, na praia

Sempre gostei de estar em contato com a natureza. Sou de cidade grande, mas gosto de andar de pés descalços na lama, gosto de tomar banho em açude, gosto de barro. Adoro subir em árvores, de comer frutas do pé, andar a cavalo, tirar leite de vaca. Tive uma infância com muitas experiências no campo e na praia. Meu avô tem uma casa no campo. Além disso, viajávamos para a praia nas férias. Por essas e outras, acho que tive infância privilegiada.

Depois que me tornei mãe, penso em proporcionar algumas das minhas experiências inesquecíveis de criança ao meu filho. Estar em contato com a natureza é bom para todos nós, adultos e crianças. Nossos passeios favoritos, desde que Antônio era bebê, acontecem ao ar livre.

Em Fortaleza, temos a oportunidade de frequentar muito a praia. É uma atividade prazerosa, um lazer gratuito. Temos contato com a natureza e a oportunidade de encontrarmos e convivermos com outras pessoas. Não há nada que estimule mais uma criança do que isso: a natureza e o convívio com gente diferente.

Manipular a terra, deixar a onda do mar agir em nosso corpo, ter plantas e animais por perto é sempre saudável para os adultos e essencial para as crianças. Elas precisam disso para desenvolver sentimento de amor e proteção pela natureza. Precisam ser estimuladas a sentir a textura da areia, a temperatura da água do mar, o cheiro de peixe, o barulho das ondas, o colorido mutante ao seu redor.

Além disso, são nesses pequenos momentos que conseguimos sair da rotina. É quando deixamos o trabalho de lado, os compromissos. Então abrimos um espaço físico e emocional para que o vínculo se fortaleça, ainda mais. Ter a praia em nossa rotina tem sido muito especial. É nela que podemos voltar ser crianças novamente, para então construirmos e reconstruirmos nossos castelos de areia . São esses pequenos gestos que vão fortalecer, mais tarde, as memórias da infância dos nossos pequenos.


E vocês, gostam de passeios ao ar livre com as crianças?
Beijos, Angi

Comente pelo Facebook

Leia mais!