21.jan.2011

Comer, comer, comer, comer, é o melhor para o bebê crescer!

O Antônio beirando seus 7 meses de vida, tem adorado as frutinhas, ele adora banana (como já comentei antes…), curte mamão, melão, maça, e a mamãe aqui, resolveu inovar nas papinhas,hahaha. Minha irmã me emprestou um mixer que é MA-RA, simmmm, eu sei que não se deve passar tudo no mixer, que ele tem que mastigar, que é necessário, mas algumas frutas(tipo melão), mesmo no mixer ficam com algus pedaçinhos, então eu passo sim!! E agora que ele já experimentou as frutas, os gostos, suas cores, eu resolvi misturar duas frutas, que acho que combinam, por exemplo uma maçazinha com a banana, e por aí vai. 

As combinações que ele mais gosta são todas que vai banana, claro, hahaha! Mas tenho que cuidar que banana prende o intestino,então já viu, tem que misturar com uma ameixa, ou mamão. Anteontem ele experimentou manga, e adorou! Gostou tanto, que me empolguei e fui dando, e ele ficou todo trancadinho ontem…afffe! Eu logo percebi que ele estava com cólica, dorzinha de barriga, daí comprei aquelas papinhas da nestlé de ameixa, e é instantâneo, né? Agora ele está ótimo! Não sou de dar papinhas prontas, só se vamos sair e não tem como levar uma fruta, e está no meio da tarde, não quero dar peito no lanche da tarde, pois ele já está acostumado com a frutinha, com certeza vai confundir. Foi a segunda vez que comeu, e sabe que ele gostou dessa de ameixa.

Hoje dei mamão amassado com o resto da ameixa de ontem, e ele comeu tudinho!
Se não tiver muita imaginação para pensar em misturas de frutas, é só ver nessas papinhas da nestlé, tem várias que são misturadas, podemos tirar algumas idéias de lá.
Ah, fomos na pediatra da terça feira, e ele está com 8.400kg, e 71cm, isso com 6 meses e 3 semanas! Desde que começou com as papinhas de frutas, ele ganhou 600 gramas, em 20 dias! Ele está super bem, e agora está liberado para comer vegetais e legumes. No final de semana vamos começar a dar almoço para ele, e se ele se adaptar bem, em 15 dias começamos com a janta. Será que com janta = barriga cheia = noite inteira de sono para mamãe e bebê? Aiii tomara!! Pois ele continua acordando 1 vez no mínimo, as vezes duas…e é tão cansativo! Meu maior sonho no momento é dormir uma noite inteira de sono… hahahaha
Ah,prometo fotinhos dele papando tudo, é que estamos com a máquina fotográfica estragada, daí temos filmado mais, e fotografado menos, as amigas tiram fotos, mas não mandam nunca….hahaha
Achei umas dicas de alimentação para os bebês:

  • A partir dos 6 meses, ofereça os primeiros alimentos para o bebê, além do leite materno. Comece com papinhas doces. Bebês gostam do sabor doce das frutas, por isso esse truque facilita a aceitação.
  • Deixe seu bebê matar a curiosidade, as crianças pequenas costumam fazer uma lambuzeira com comida. Não se preocupe, essa é a maneira que o seu filho tem de conhecer os alimentos, as texturas, os sabores… Deixe que ele se divirta um pouco e crie intimidade com os alimentos.
  • Deixe pedacinhos sólidos ,aos poucos, deixe pedaços sólidos na papinha. A partir dos 8 meses, o sistema digestivo já é capaz de lidar com alimentos semi-sólidos, porque o grau de tolerância gastrointestinal e a capacidade de absorção de nutrientes aumentam.
  • Insira um alimento novo de cada vez ,não faça uma papinha cheia de alimentos misturados. Primeiro você precisa testar um ingrediente novo por vez para, no caso de o bebê ter alguma reação, você saber o que a causou. Além disso, o seu pequeno está desenvolvendo o paladar e conhecendo novos sabores, se você misturar muita coisa, o sabor dos ingredientes se perde.
  • Ofereça variedade, a introdução dos alimentos complementares deve ser gradual, sob a forma de papas, oferecidas com a colher. A dieta deve ser equilibrada e variada, para oferecer todos os tipos de nutrientes.
  •  Não exagere nos temperos, o paladar se forma nos primeiros anos de vida. É importante não abusar do sal e do açúcar porque assim a criança já cresce comendo apenas o necessário. Esses dois ingredientes nunca são bons em excesso.
  • Coloque o seu bebê sentado para comer, mesmo que precise de apoio, o bebê já consegue sentar com 6 meses. Quando for alimentá-lo, é importante que ele esteja sentado para não engasgar e para criar uma atmosfera gostosa durante as refeições.  O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: APÓS OS 6 (SEIS) MESES DE IDADE CONTINUE AMAMENTANDO O SEU FILHO E OFEREÇA NOVOS ALIMENTOS  


Bjos e boa sexta!!

Comente pelo Facebook

Leia mais!