11.ago.2014

Como congelar a papinha do bebê?

Olá mamães!! O post de hoje vem para auxiliar todas nós mães que nos viramos nos 30, somos donas de casa (que não é nada simples), profissionais, esposa, filha….enfim são inúmeros os papéis que exercemos. As dicas são sobre como congelar as papinhas dos pequenos da forma correta sem perder nutrientes.

papinha_bebe

Claro que o ideal é e sempre vai ser ofertar alimentos frescos, refeições preparadas na hora, mas saber congelar as papinhas nos ajuda a ter opções mais naturais e saudáveis quando viajamos, no final de semana, em ocasiões que não conseguimos cozinhar.

Então vamos as dicas:

-Os alimentos devem estar frescos e higienizados. Uma papinha gostosa e segura começa com a limpeza dos alimentos. Portanto higienize todos os ingredientes da papinha.

-As papinhas não podem conter maionese, vegetais crus, iogurte, folhas de verduras e de frutas, além de banana.

-Não congele papinhas quentes. Depois que a papa estiver pronta, espere que ela esfrie bem. Se não tiver tempo, faça o processo de redução de temperatura, chamado de branqueamento. Coloque a papa em banho maria, com água fria e gelo, este choque térmico para o cozimento do alimento.

-Utilize somente potes que sejam livre de bisfenol, ou seja, BFA FREE.

-É muito importante que os potes que vão ao freezer estejam bem higienizados. -Organize os potes dentro do freezer, coloque etiquetas com a data de preparo e os ingredientes.

-Para congelar não adicione sal ou temperos fortes a papa, pois o congelamento acentua estes ingredientes.

Para descongelar:

-Cuidado ao descongelar. Para servir, tire pela manhã do freezer e ponha na geladeira, o descongelamento em temperatura ambiente é propício para a proliferação de bactérias.

-Se descongelar não serve mais para voltar ao freezer. A multiplicação de bactérias começa no ato do descongelamento e pode se agravar, caso a comida seja congelada novamente. Por isso, armazene porções pequenas, para não haver sobras.

Em relação a validade das papinhas, a tabela vai auxiliar:

tabela

 

Espero que aproveitem as dicas.

Abraço Joci

Assinatura Email2

Comente pelo Facebook

Leia mais!