19.out.2016

Como cuidar do umbigo do bebê?

 Olá Gurias,

Hoje vamos falar com quem acabou de ter bebê e está naquela “aflição” para o coto umbilical cair logo. Vamos ver quais os cuidados que devemos ter e quais problemas podem estar relacionados com essa fase.

A primeira coisa que eu gosto de lembrar às mães é que não precisa ter medo ou aflição ao mexer no umbigo do recém-nascido, o coto umbilical não dói pois não tem terminações nervosas. Às vezes pode acontecer de o bebê chorar quando limpamos, pelo frio do produto usado, ou incomodo, mas não arde. Pode limpar sem medo.

Como fazer a higiene do coto umbilical? Como limpar o umbigo?

Você pode dar banho no bebê normalmente e lembre-se de secar bem depois para não deixar umidade. Antigamente tinha gente que só dava banho no bebê depois que o umbigo caísse.

Para limpar o coto umbilical usamos o Álcool 70o comprado nas farmácias, e gaze ou cotonete. Após molhar o cotonete você passa em todo o entorno do coto, retirando a secreção ao redor da base.

Atualmente também não é recomendado fazer curativos e muito menos colocar faixas. Se quiser rever o posto sobre hérnia umbilical clique aqui.

Esse procedimento será feito pelo menos 3 vezes ao dia, ou em alguns casos que tem mais secreção a cada troca de fralda.

limpeza_coto

coto_

Quando vai cair o coto umbilical?

A queda do coto umbilical acontece geralmente entre 7-14 dias de vida do bebê. Em alguns casos demora um pouco mais. Ele vai cicatrizar, ficar mais duro, secar, ficar escuro e depois cair. A base vai ficando cada vez mais fina até cair e quando cair pode ficar uma feridinha que vai cicatrizar em mais ou menos 1 semana. Você pode continuar limpando a área com soro fisiológico.

Jamais puxe o coto, mesmo que falte só um fiozinho para que ele caia, isso pode levar a sangramento. Espere que ele cairá naturalmente.

E se o umbigo não caiu? Por que demora para cair o umbigo? Preciso me preocupar?

Alguns casos raros podem levar mais de 1 mês para o coto umbilical cair. Normalmente quando isso acontece as mães começam a ficar desesperadas e saem procurando pelo google o que pode ser, aí ficam mais nervosas ainda. Por isso resolvi escrever esse item aqui. A busca no google acaba atrapalhando e gerando mais ansiedade na família. O melhor é sempre procurar sua pediatra de confiança.

Existe sim uma doença rara do sistema imune que pode causar esse atraso na queda do coto umbilical. Mas é muito raro e não são todos os bebês que demoraram para cair o umbigo que tem essa doença. Pelo contrário, a maioria dos casos são bebês normais e que não terão problema nenhum de saúde. Se você está em dúvida converse com sua pediatra e se for necessário ela encaminhará para uma avaliação com o alergista que é quem cuida dessa parte da imunidade também.

Quando se preocupar?

Alguns sinais podem indicar que a cicatrização não está acontecendo conforme o previsto e que você entrar em contato com seu pediatra para que ele avalie.

Fique esperta com:

* vermilhão e inchaço na região ou na pele ao redor, ou secreção com mal cheiro e pus podem ser sinais de infecção.

* Sangramento contínuo que não para sozinho.

* Febre é sempre sinal de alerta máximo.

Nos casos de feridas pode ser necessário que a pediatra cauterize, caso continue sangrando. E casos de infecção podem ser graves e necessitar internação para tratamento com antibióticos. Por isso, se você tem qualquer dúvida ou ver qualquer alteração não demore em procurar sua médica.

Espero ter esclarecido um pouquinho mais gurias.

Qualquer dúvida já sabem onde me encontrar.

Beijos,

Dra. Fernanda Freire – Pediatra e Alergista em São Paulo

www.seupediatra.com

Comente pelo Facebook

Leia mais!