24.mar.2015

Como Equilibrar Prazer, Carinho E Diversão Na Missão De Entregar Uma Alimentação Mais Saudável Aos Filhos

Na hora da refeição, procuro proporcionar uma experiência prazerosa, variar ao máximo as refeições, para que eles possam experimentar novos alimentos, capazes de oferecer todos os nutrientes necessários. 

O Caetano ainda está aprendendo a comer, conhecendo os alimentos. Aproveitei essa fase gostosa dele e envolvi o Antônio, sabem como? Sempre que o Caê experimenta um alimento novo, estimulo o Antônio a fazer o mesmo, elogiamos os dois, e tem dado super certo, ele tem consumido alguns alimentos que já não consumia. 

Mas como tornar a hora da refeição mais atrativa?

Eu gosto de pratos bem coloridos, pois quanto mais variado, mais nutrientes diferentes. Apesar de variar os alimentos, não misturo os mesmos, deixo que ele experimente o sabor dos alimentos separados e aprenda a gostar de cada um deles. Ou até não gostar de algum, né? Eles também podem não gostar de algo, claro que ofereço depois de uma semana novamente, mas temos nossas preferências.

Ah, também gosto de criar desenhos com os alimentos, sempre que faço carinhas e outros desenhos, noto que o Antônio come tudo.

Dica de mãe de segunda viagem:

* Normalmente com o Caetano, eu ofereço os alimentos que ele não é muito fã logo no começo, que a fome é maior. Deixando o que ele mais gosta para o final, assim é mais provável que comerá tudo.

* Crie uma rotina de horários das refeições, e procurem se alimentar na mesma hora, juntos. Sabem que quando vamos ao restaurante, eu levo a comidinha do Caê e comemos juntos, acho importante para ele se sentir da família.

* Hora para tudo, tem hora de experimentar um alimento novo, tem hor da fruta, e tem hora para guloseimas. Como em datas comemorativas, festas, enfim, com moderação é possível ter uma alimentação saudável!

* Somos o exemplo deles, tudo o que comemos influencia nos hábitos deles. Não tenha em casa o que não quer que os filhos comam, deixe para as datas especiais!

* Em momentos de lazer podemos incluir alimentos novos e gostosos. Uma receita nova de bolo de banana acompanhada de um achocolatado pronto e bem gelado ou ainda, em um piquenique no parque, um combinado entre salada de frutas (um pote de 30g), uma colher de sopa de aveia em flocos (15g) e uma porção de leite achocolatado (200ml).

E vocês, tem alguma dica para compartilhar com as outras mães?

Beijos Angi

aviso

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