4.jun.2013

Como estabelecer rotinas {Dicas de Mãe}

Ilustração feita por Barbara do SETE CORES Atelier!

Desde que me tornei mãe, me perguntam muito como consigo cuidar do filho, do marido, da casa, e de mim, ainda mais sem a família por perto! Muitas pessoas acham loucura ser mãe em tempo integral, dona de casa, esposa, mulher, amiga … mas quando fazemos escolhas encontramos soluções para tudo!Precisei me organizar, mesmo porque o blog me exige bastante dedicação.

Quando planejamos a nossa vida, estabelecemos objetivos e metas a cumprir. Já contei que desde que o Antônio nasceu a gente lutou para estabelecer uma rotina da família. Claro que os horários são flexíveis, mas ele tem um horário para acordar, brincar, comer, dormir. Posso dizer que mesmo não sendo super rígida, para a nossa família funcionou e foi fundamental para eu cuidar dele e dar conta de todo o resto.

É cumprindo uma rotina que, ao final da jornada, podemos avaliar o que fizemos e verificar se realizamos o que pretendíamos, nos preparando para um novo dia. Por isso, listei algumas dicas sobre rotina que podem ser úteis:


* Faça um mural com seus horários, assim poderá visualizar as atividades e horários, não esqueça de separar um tempo para você fazer o que gosta;
* A família deverá observar e procurar manter certa rotina também aos finais de semana, feriados e nas férias;
* É fundamental ser flexível, respeitando os combinados na grande maioria do tempo;
* Não tenha medo de mudar rotina: mesmo que já tenha estabelecido uma, mude caso sinta necessidade, não desista nas primeiras dificuldades;

Vale a pena lembrar que não adianta querer estabelecer rotina para a criança e para a casa, se não as respeitarmos!

E vocês mamães, conseguem se organizar e ter um tempinho para si mesmas? Qual dica em relação a rotina, vocês tem para compartilhar conosco?

Beijos, Angi