20.abr.2016

Como fazer a higiene íntima dos bebês

Oi gurias, hoje tem texto escrito pela Dra. Fernanda Freire, pediatra em São Paulo, e autora do blog seupediatra.com. Se vocês quiserem receber as informações sobre consultas com ele, cliquem aqui, depois me contem o que acharam, eu adoro ela e super indico. 

Muitas mães tem dúvidas sobre como fazer a higiene íntima adequada dos meninos, e também é muito importante realizar a higiene das meninas corretamente. Então, resolvi falar nesse texto tanto dos meninos como das meninas e das particularidades de cada um.

O primeiro passo a higiene, tanto de meninas como de meninos, é trocar as fraldas com frequência. Quando o bebê fizer cocô, você deve trocar assim que notar, para não deixar a pele exposta às fezes e possível contaminação por bactérias. Se possível, lavar com água e sabão sempre que ele fizer cocô, para deixar a região bem limpinha. Evite também os lenços umedecidos, prefira sempre algodão e água morna, quando não puder lavar. O uso contínuo de lenços pode irritar a pele do bebê.

Higiene das meninas

A higiene correta das meninas é muito importante para evitar as infecções de urina.

O algodão deve sempre ser passado de frente para trás, ou seja, primeiro você limpa a genitália e depois o bumbum, para não ter risco das fezes entrarem em contato com o genital da criança e causar infecção urinária. Após passar o algodão no bumbum, você joga esse fora e pega outro limpo para voltar a limpar a parte da frente. Mesmo depois que você achar que a região já esta limpa, nunca use o algodão que passou perto do bumbum para limpar a região da vagina.

higienemeninas

O mesmo cuidado deve ser tomado na hora de passar a pomada. Passe de frente para trás, primeiro você passa na área dos genitais e depois no bumbum. Não volte a usar o dedo para passar mais pomada na região dos genitais. Pois algumas bactérias se mantém na pele, e usando esse algodão a região da vagina você pode favorecer às infecções de urina.

Isso é muito comum nas meninas, pois como a uretra é mais curta que a dos meninos, é mais fácil dar a infecção, e o ânus fica mais próximo da vagina. No caso dos meninos, os testículos servem como obstáculo para a sujeira e ajudam a separar a região do ânus do pênis.

Higiene dos meninos

A maioria dos meninos nasce com a cabeça do pênis coberta, parcialmente ou totalmente, por uma pele chamada de prepúcio. Essa é uma fimose fisiológica, normal nessa idade. Essa pele irá se descolando aos poucos com o crescimento da criança e 90% das fimoses estarão resolvidas até os 3 anos, sem precisar fazer nada.

higiene_menino

Para fazer a higiene correta do pênis dos meninos, você deve abaixar essa pele delicadamente, até onde a própria pele permite e aparecer a cabeça do pênis, ou parte dela nos casos em que a pele está “grudada”. Você não deve fazer força, nem fazer a “massagem” que antigamente era orientado. Após abaixar a pele, você lava normalmente com água e sabão neutro próprio para o bebê e depois volta a pele para o lugar.

Sempre procure seu pediatra se essa região do pênis ficar vermelha ou saindo secreção, para realizar o tratamento adequado da infecção (postite).

O saquinho do bebê também merece cuidado especial, verifique se você limpou a área detrás dele, para não deixar sujeira escondida, e seque bem pois é uma área muito sensível.

Relembrando: É importante também, manter o bumbum sempre limpinho para evitar as assaduras e evitar infecções. Não utilize lenço umedecido com frequência pois pode irritar a pele do bebê.

O ideal é lavar sempre com água morna, e quando não dar banho, faça a limpeza com o algodão e água morna e seque bem, sem friccionar a pele.

Assim como nas meninas, na hora de trocar a fralda, primeiro você limpa o genital (no caso dos meninos o pênis) para depois limpar o bumbum. Assim você diminui o risco de infecções.

Quer ver outras dicas de cuidados com as crianças? Acompanha a página no facebook clicando aqui.

Beijos,

Dra. Fernanda Freire

Pediatra em São Paulo 

Comente pelo Facebook

Leia mais!