12.ago.2011

Como fazer seu filho comer de tudo??

Alimentação saudável, com variedade de alimentos, parece algo simples, e nunca pensamos que nossos filhos não irão comer. Para uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras, legumes que são os vilões do paladar infantil, a solução é oferecer os mesmos desde cedo.
Se você ofereceu, e seu filho se rebelou contra você e todas suas tentativas de alimentação saudável.Ou se você não ofereceu, mas quer tentar, não desista, sempre é tempo de mudar hábitos não tão saudáveis.
Para uma criança dizer que não gosta de um alimento, ela deve experimentar muitas vezes. Na teoria é tudo lindo, sei como é a prática, já fui uma criança fresca.que não gostava de experimentar nada diferente.
Se temos hábitos não tão saudáveis, o que devemos evitar de verdade?
* Forçar que ela coma: nunca devemos obrigar nossos filhos a comer algo que não querem, nem tão pouco premiar caso experimentem, por exemplo: ” Se você comer espinafre pode jogar 2 horas de videogame!”
* Oferecer guloseimas, e comidas “sem qualidade”: nem permitir o consumo diário de açúcar em excesso, sendo doces,bolos,bebidas gasosas…;
* Oferecer pratos industrializados e pré-prontos por falta de tempo de fazer uma comida caseira.
Como podemos mudar velhos hábitos alimentares em prol de uma alimentação mais saudável?
* Criar uma rotina de horários, evitar petiscos para beliscar, assim a criança está com fome na hora da refeição;
* Arrumar uma mesa bonita, desligar televisão, e qualquer coisa que possa distrair a criança, o prato é o ator principal da hora da refeição;
* Dar o exemplo, comer o alimento na frente da criança, todos a mesa degustarem, e demonstrarem que estão gostando;
* Oferecer de 8 a 10 vezes, se a criança resistir depois de todas as tentativas, dê um tempo, e ofereça mais tarde, paciência e persistência são essenciais nessa fase;
* Criatividade, torne o prato mais “comestível”, agradável aos olhos dos pequenos, afinal eles também comem com os olhos, um prato divertido, e colorido tem muito mais graça;
* Recomenda-se colocar um pouco de sal e azeite de oliva nos legumes, o paladar fica mais agradável e consequentemente o seu filho comerá mais, e apreciará.
 
Aí vão pratos lindos, criativos, e sugestões para vocês, mamães! São marmitinhas japonesas! Que tal? 

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