27.jan.2014

Como organizar o armário das crianças

“Gurias, a partir de agora a Patrícia Nicola trará ao Blog dicas de ORGANIZAÇÃO da casa. Ela é personal organizer, Administradora de empresas, com mais de 16 anos de experiência na atuação de empresas. Empreendedora e apaixonada pela profissão. Há quatro anos descobriu a missão de desenvolver técnicas para ajudar as mulheres a ter a vida mais prática e organizada. Atua hoje como consultora em organização pessoal e residencial (espaços adultos e infantis). E especialista reunida e colunista na empresa Mulher Capital. Tenho certeza que ela acrescentará muito ao Blog Mãe de Guri, seja bem vinda Patrícia! Angi”

Hoje trouxe algumas técnicas para organizar os armários das crianças e tornar o dia a dia mais prático. Espero que gostem e boa organização!

Como organizar o armario-antes e depois

O quarto abriga os brinquedos, os livros, os lápis de cor, os eletrônicos, os sonhos e é claro: as roupas! Assim, além de pensar na organização do quarto das crianças, também podemos organizar a bagunça dentro dos armários.

Sabemos que manter o guarda-roupa das crianças organizado é uma tarefa um pouco mais delicada do que de um adulto. Eles precisam da troca de roupa com muito mais freqüência, muitas vezes mexem nas peças sozinhos e sem falar nas substituições que precisam ser feitas, porque sim: eles crescem mesmo mais rápido do que podemos perceber!!!

A ordem dentro do móvel pode ajudar (e muito) na rotina das mamães. Aqui estão algumas dicas para ajudar a manter tudo organizado:

* Separe em primeiro lugar as peças que servem, daquelas do tamanho que irá servir no futuro. (Não esqueça de que tarefa precisa ser revista de tempos em tempos).

* Tamanhos maiores: após esta separação, deixe no alto ou longe do acesso mais fácil, as peças “futuras”.Coloque em caixas, que podem ser identificadas: 1 a 2 anos, 3 a 4 anos, etc. Feito isto, você ganha espaço para as atuais.

* Para espaços pequenos: setorize as peças primeiro por estação. Ou seja, no verão deixe as peças mais leves em uso e, as peças pesadas no maleiro (compartimento superior), e vice versa.

* Os cabides são os melhores aliados na manutenção da organização. Procure pendurar as roupas que eles utilizam com maior freqüência. Colocar e tirar do cabide é tarefa muito mais prática e rápida do que dobrar a roupa. Aqui você economiza tempo e, além disso, evita que as peças amassem.

* Setorize as gavetas e as prateleiras por tipo de peça: camisetas de manga longa, camisetas de manga curta, calças, moletons, bermudas, roupa intima, pijamas, etc. E depois faça um dégradé de cores (do claro para o escuro).

* Organizadores nas gavetas: são ótimos para guardar as pequenas peças (como as meias e os acessórios). Hoje existe uma infinidade de produtos no mercado, contudo, de preferência, escolha um modelo padrão e sem cor (os transparentes fazem com que você enxergue a peça e não o produto). Eles impedem que as peças se misturem além de poupar e muito o espaço. (Dá pra ver as meias em destaque na imagem acima. Acredite, estão separadas no organizador)!!

* Roupas escolares: reúna todas as roupas utilizadas na escola em um único local, separadas das roupas comuns ao dia-dia. Assim irá facilitar muito a rotina e melhorar o seu controle sobre a quantidade necessária que deve ser comprada.

* Atividades regulares: se eles tem alguma atividade rotineira como, por exemplo, aulas de futebol, ballet, ou natação, em que utilize roupas específicas, eleja uma gaveta para colocá-las todas juntas. De preferência aquela em que ele tenha o melhor acesso. Dica: aqui você pode combinar com eles em deixá-los mexer nas suas próprias peças, e escolher o que preferem vestir, desenvolvendo a sua autonomia.

Planejar o espaço do armário é fundamental para que ele fique funcional e você tenha tudo à mão. Desprender-se daquela bagunça nada bem vinda. Além disso, visualizando tudo o que se tem ainda de quebra se previne perder as roupinhas com pouco ou até mesmo nenhum uso. Uma boa organização!!

 

Patrícia Nicola {(51) 97120335} Administradora de Empresas

e Consultora em Organização Personal Organizer

(espaços residenciais: adultos e infantis)

Pós graduada em Comunicação/ESPM

Especialista na Organização

de Ambientes.

Comente pelo Facebook

  • Cami La Fóz Faria de Paula

    Parabens pelas sempre ótimas dicas! beijos!

    • karina

      kkkm

  • Maiara Rozollen

    Com certeza vou fazer um bom uso das dicas..

  • Michele

    Ameiii porque amo organização! Legal ver que já faço a maioria das coisas, exceto o degradê rssss Parabéns pelo post, super útil!

  • Elaine Cunha

    Angi, excelente post. Feliz em saber que já guardo assim. Gostaria de ver algo assim para brinquedos. Tem alguma dica já publicada? 😉

    Beijos organizados, Elaine Cunha

  • karina

    me ajuda preciso d vc.

  • Anelisa

    Patricia, estou fazendo o móvel planejado do quarto do meu filho. Como vc acha q deve ser as divisórias?

Leia mais!