16.jul.2014

Como organizar os tênis e as chuteiras do seu filho esportista?

Toda mamãe fica super orgulhosa em ver o seu filhote marcando gols! E todo esporte, seja ele o futebol, ou, seja ele qual for, faz muito bem. Traz inúmeros benefícios ao desenvolvimento da criança na infância. Mas o que fazer com o aparato deles, mais especificamente os tênis e as chuteiras que eles usam (e amam)?

Precisamos contar que são peças do guarda roupas dos baixinhos, porém ao mesmo tempo, seu uso é tão diferente dos demais sapatos. Então, como fazer para ter tudo organizado? Qual critério seguir?

Algumas dicas ajudam na organização:

* Reúna todos os tênis e as chuteiras que ele possui no armário, na lavanderia ou que esteja por aí, em qualquer cantinho da casa. Coloque todos eles juntos, visíveis a você em uma parte do quarto (pode ser no espaço vazio, no chão do quartinho mesmo). Aqui pode parecer que você está fazendo bagunça, não tem problema, não tenha medo, pois pra organizar é preciso bagunçar antes mesmo!! Dá uma olhada como eu fiz nesta organização:

Foto 1 (2)

* Então forme todos os pares. A primeira separação deve levar em conta o critério tênis de passeio x tênis esportivos e/ou chuteiras, pois o uso é totalmente diferente. Crie dois grupos.

Foto 1b

* Na próxima etapa, se o armário tem bastante espaço inferior ou, se você possui uma sapateira, você pode dispor cada par, colocando um pé na frente e outro atrás. Respeitando apenas esta setorização: de um lado os sociais e de outro os esportivos.

* Certo, mas para quem não tem tanto espaço no armário ou na sapateira e, a cama possui um gaveta inferior? Famosos gavetões. Se não está sendo utilizado para a guarda dos brinquedos, é ideal aproveitar este valioso espaço para colocar todos os pares. Ficam lindos e super práticos de pegar! Neste caso existem duas técnicas para dispor os pares. Vai depender do tamanho do pé e do tamanho da gaveta. Por exemplo, na foto abaixo, o jeito é dispor os pares de ladinho. Neste caso, couberam 24 pares.

Foto 2 (2)

* Uma outra maneira de organizar é colocar os pares de frente, um pé em cima do outro pé. Deste jeito cabem 22 pares. A foto mostra essa técnica. Assim, cabe menor número de pares, mas em compensação, mantêm melhor a organização, porque fica fácil retirar o par sem bagunçar tanto o restante. Nenhum par está por cima de outro. E o mais bacana é poder ver todos os pares (um pé de cada par).

Foto 3 (2)

* Vale lembrar que, se você adquiriu alguns tamanhos que irão servir no futuro, separe-os e, guarde-os em locais de acesso mais remoto. Não precisam ficar à mostra agora. Assim, você ganha muito mais espaço na gaveta para os pares atuais.

Armários diferentes, projetados ou não, sapateiras, gaveteiros, tudo vale porque o fundamental é que você tenha tudo à mão. Ou o seu filho, no caso dele já estar se vestindo sozinho. Pense que os tênis e as chuteiras são itens super usados dentro de um armário infantil. Precisam manuseados seguidamente. Organizar esta parte ajuda na preparação deles em vestir-se para ir à escola ou ao treino. E eles adoram apreciar a coleção!

Patrícia Nicola {(51) 97120335}
Administradora de Empresas e Consultora em Organização
Personal Organizer (espaços residenciais: adultos e infantis)
Pós graduada em Comunicação/ESPM
Especialista na Organização de Ambientes

Patrícia Nicola, personal organizer. Administradora de empresas, com mais de 16 anos de experiência na atuação de empresas. Empreendedora e apaixonada pela profissão, há quatro anos descobriu a missão de desenvolver técnicas para ajudar as mulheres a ter a vida mais prática e organizada. Atua hoje como consultora em organização pessoal e residencial (espaços adultos e infantis). Especialista reunida e colunista na empresa Mulher Capital.

Comente pelo Facebook

Leia mais!