22.ago.2017

A criança está crescendo e o seu círculo de amigos também! O que esperar da socialização na faixa etária de 5 a 6 anos

As brincadeiras com os pares, na faixa etária de 5 a 6 anos, são intensas!! Cada vez mais a criança “requisita” os amigos e busca por interação social. Já brinca com os colegas, sem supervisão constante e, na maioria das vezes, já é capaz de resolver conflitos sozinhos. Nessa faixa etária, podemos observar que as crianças:

1)      Manifesta sentimentos – demonstram sentir raiva, alegria, saudades e consegue descrevê-los, associando as situações;

2)      Explica aos colegas as regras dos jogos e atividades;

3)      Imitam adultos e também fazem comentários durante as conversas com adultos;

4)      Segue regras de um jogo em envolve raciocínio verbal, como adivinhas, por exemplo;

5)      Conforta colegas quando estes estão tristes;

6)      Escolhe os próprios amigos e identifica afinidades;

7)      Estabelece metas para si e executa atividades para atingi-las;

8)      Dramatiza trechos de estórias, desempenhando papel.

 O momento é de incentivar as relações sociais para que as crianças desenvolvam habilidades pró sociais. Convide os amigos do seu filho para passar à tarde em sua casa, combine pic nic, cinema. Valorize o contato social!! Já leste os posts das outras faixas etárias?

Então leia agora: Crianças de 0 a 1 ano; Crianças de 1 a 2 anos, Crianças de 2 a 3 anos, Crianças de 3 a 4 anos, Crianças de 4 a 5 anos!

 Ana Paranzini é Psicóloga (CRP 08/09142), com Mestrado em Psicologia Clínica (PUCCAMP) e especialista em Orientação de Pais. Idealizadora do Programa on line ADEUS BIRRAS e do Programa on line de ORIENTAÇÃO DE PAIS – Quando eu mudo… meu filho se transforma, que já ajudou e está ajudando muitas famílias a educarem seus filhos de maneira efetiva e prazerosa.

Fonte: O Inventário Portage Operacionalizado: Intervenção com Famílias. Lúcia C. A. Williams e Ana Lúcia R. Aiello. Editora Memnon, 2001.

Comente pelo Facebook

Leia mais!