30.jan.2018

Crianças a mil por hora!! Características do desenvolvimento motor de crianças entre 3 e 4 anos de idade

Oi mamães, as crianças que estão na faixa etária entre 3 e 4 anos de idade já conseguem ter um controle maior sobre seus movimentos, pois seus músculos estão mais fortalecidos. São bastante ativas e arriscam-se ao explorar ambientes diferentes. A coordenação motora e o equilíbrio são mais visíveis.

Assim sendo, é muito importante proporcionar atividades ao ar livre para criança, lugares em que ela possa correr, saltar, subir e aprimorar cada mais seus movimentos, colaborando com o desenvolvimento da motricidade grossa.

É possível observar o aprimoramento da coordenação da motricidade fina, ou seja, manejo com as mãos, como a pega no lápis e movimentos de pinça, por exemplo.

Se você tem filho/filha nessa idade, observe o que ele/ela já pode fazer:

  1. Montar um quebra-cabeças de três peças (ou um tabuleiro de encaixe de figuras);
  2. Corta algo em pedaços com tesoura;
  3. Pula de uma altura de 20 cm;
  4. Chuta uma bola grande, quando enviada para si;
  5. Anda na ponta dos pés;
  6. Corre, dez passos, coordenando e alternando o movimento dos braços e pés;
  7. Pedala com triciclo uma distância de 1,5 m;
  8. Balança em um balanço, quando este é colocado em movimento;
  9. Sobe em um escorregador de 1,2m a 1,8 m e escorrega;
  10. Dá cambalhotas para frente;
  11. Sobe escadas, alternando os pés;
  12. Marcha;
  13. Apanha bola com ambas as mãos;
  14. Desenha figuras seguindo contornos e pontilhados.

É importante ressaltar que serão apontados comportamentos “esperados”, de acordo com literatura da área de desenvolvimento e que diferenças individuais podem ser detectadas. Não se tem o objetivo de “normatizar” as atitudes da criança, mas sim, sinalizar O QUE ELA JÁ É CAPAZ DE APRENDER. Assim, ao observar seu filho e verificar que ele não apresenta algum aspecto apontado, NÃO SE DESESPERE!! Utilize essas informações para ensinar e treinar novas habilidades!! E, na dúvida, procure um especialista!

Ana Paranzini é Psicóloga (CRP 08/09142), com Mestrado em Psicologia Clínica (PUCCAMP) e atua em Orientação de Pais. Idealizadora do Programa on line ADEUS BIRRAS e do Programa on line de ORIENTAÇÃO DE PAIS – Quando eu mudo… meu filho se transforma, que já ajudou e está ajudando muitas famílias a educarem seus filhos de maneira efetiva e prazerosa. Você conhece? Acesse a FanPage Ana Paranzini.

Fonte: O Inventário Portage Operacionalizado: Intervenção com Famílias. Lúcia C. A. Williams e Ana Lúcia R. Aiello. Editora Memnon, 2001.

Comente pelo Facebook

  • Dessa listinhas percebi que nunca dei uma tesoura pro Arthur cortar nada!!
    Vou fazer esse teste com ele

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

Leia mais!