25.jan.2021

Custo de vida em Portugal!

Olá, gurias!

Muitas pessoas tem curiosidade sobre quanto custa morar em Portugal, ou mesmo em Braga, que é onde moramos.

Assim como em qualquer lugar do mundo, o custo de vida em Portugal depende muito! Claro que, quando pesquisamos sobre possíveis lugares que moraríamos cá em Portugal, percebemos que quanto maiores as cidades, a tendência era o custo de vida ser maior!

Quer dizer, na verdade o que aumenta bastante é o arrendamento/aluguel do imóvel! Um imóvel em Lisboa pode custar 2, 3 (ou até mais) vezes do que em Braga, isso que Braga não é um sítio com arrendamento considerado “barato”.

Podemos concluir que, cidades pequenas, ou até mesmo as vilas, tem arrendamentos mais acessíveis. Mas tens que pensar em algo muitoooo importante, vais viver de que?

Se você é aposentado ou tem renda no Brasil que possa viver cá, podes morar inclusive numa cidade “pequena”, que tenha menor custo de imóveis.

Mas se tens que trabalhar para viver, certamente uma cidade maior te dará mais oportunidades!

Ao meu ver, o valor do imóvel é o maior custo mensal. Assim como o estilo de vida alimentar, tem quem consome vinho todos os dias, tem quem só come carne de gado, tem quem só se alimenta de orgânicos, então o custo do supermercado varia muito, conheço família de 3 pessoas que gasta 2 x mais do que nós 5 gastamos.

Se você planeja morar em Portugal não se baseie em pessoas que segue na internet, porque além de ser diferente do que você vive, muitas pessoas contam apenas o que elas querem que os outros vejam!

O custo de vida em Portugal não é baixo, não se iludam! E vai depender muito de onde você mora e como você vive! Mas tem coisas que dinheiro não paga, que é a paz de ir e vir, sem medos, livre, isso para mim é sensacional! ❤️

Comente pelo Facebook

Leia mais!