16.ago.2013

Défict no Processamento Auditivo Central {Fala,Fono!}

Oi, mamães!

Vocês já ouviram falar no Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC)? Este é o tema de hoje!

DPAC2

O Défict de Processamento Auditivo Central (DPAC) é um problema que atinge 7% das crianças em idade escolar, preferencialmente os meninos. Ocasiona sérias dificuldades de aprendizagem e socialização e pode estar ligado a outras patologias como Transtorno de Défict de Atenção e Hiperatividade, Dislexia, Autismo, Transtorno de Linguagem, entre outros.

O DPAC é uma falha na percepção auditiva, mesmo em pessoas sem alteração de audição. Diferente da perda auditiva, ele pode estar ligado a dificuldades de aprendizagem, principalmente leitura e escrita. As crianças com este distúrbio têm dificuldade em seguir instruções como regras de jogo, além de apresentarem grandes dificuldades com a comunicação.

Pessoas com este distúrbio auditivo escutam os sons, porém, há uma falha no Sistema Nervoso Central que as impede de entender e armazenar as informações auditivas.

O tratamento deve ser realizado por equipe multidisciplinar, contendo exercícios para o aprimoramento da memória auditiva, treinamento auditivo e terapia de linguagem, onde a criança possa aprender novas palavras e novos significados, aumentando sua base linguística.

É importante que os pais tenham paciência com as crianças, falem com boa articulação e pausadamente, repetindo ordens, algumas vezes com outras palavras, para facilitar a compreensão.

DPAC1

 

Abraço,

Taís Alves Batschauer

Fonoaudióloga CRFª 9309/RS

[email protected]

Comente pelo Facebook

Leia mais!