2.jun.2014

DELÍCIAS DE INVERNO: PINHÃO

Aqui na região Sul o inverno está chegando e com ele alguns alimentos típicos deste época, uma destas delícias é o pinhão, que por muitas vezes foi descriminado por ser muito calórico, mas vamos aos fatos.

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O pinhão é um alimento rico em muitos nutrientes como cobre, zinco, ferro, magnésio, manganês, cálcio e potássio. Pela presença do potássio em grande quantidade, o pinhão pode ser um grande aliado para quem sofre de hipertensão arterial. Rico em gorduras insaturadas, ou seja, gorduras do bem e proteínas.

É um fato pouco conhecido que o pinhão pode eliminar a sensação de fome, graças a um hormônio chamado colecistoquinina (CCK). Para complementar isso, o pinhão é uma boa fonte de fibras dietéticas, o que dá uma sensação de plenitude depois de comer. Esta sensação de saciedade de longa duração vai torná-lo menos provável que comer entre as refeições. Uma única porção de pinhão pode fornecer cerca de 20% da quantidade diária recomendada de fibras, o que auxilia no trânsito intestinal.

O pinhão pode ser feito na chapa do fogão a lenha (para quem tem esse privilégio de ter um em sua cozinha!), ou na chapa do fogão a gás mesmo, pode ser utilizado em receitas doces ou salgadas, mas quando é cozido na água é espetacular.

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Claro que vocês devem estar pensando “…ok rico em nutrientes, mas e as calorias??” Sim apesar de calórico, onde uma semente/um pinhão tem em torno de 20kcal, então muita cautela ao consumir.

Abraço Joci

 Jociane Catafesta {(51) 92177611}
CRN2 6376
Nutricionista Funcional
Personal Diet (Gestante, Pós Parto, Baby e Familiar)
Mestre em Gastroenterologia/UFRGS
Aperfeiçoamento em Nutrição Infantil
Fan Page: Consultório de Nutrição Jociane Catafesta 

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