16.nov.2016

Diário do Desfralde do Caetano! #Dia1

No domingo o Caetano decidiu ficar só de fralda…e uma hora ele disse que queria fazer xixi no penico! Ele já falou outras vezes, mas acabava que não fazia. A gente nuuuunca fez pressão, sempre deixamos a vontade dele, até porque está acontecendo tantas mudanças em nossas vidas, que nem pensei em desfralde agora. Mas ele pediu e fez xixi no penico!!  

Acredito que o desfralde do filho é um processo muito mais do filho do que da mãe/pai/família! Nós temos que apoiá-lo, não fazer por ele! Nós temos que respeitar a hora deles, não querer que eles façam na nossa hora! Nós temos que incentivá-los, parabenizá-los, vibrar com eles! É a hora deles, não nossa, entenda, aceite!

O desfralde é um dos processos mais tensos na vida de uma criança! Se não respeitar o momento, pode causar traumas para a vida! Se seu filho não deu sinais que está pronto, é porque ele não está, e tudo bem! Se você não aguenta mais comprar fraldas…infelizmente deveria ter pensado antes, sabemos que fralda é um custo, mas muito pequeno perto do que gastamos com eles! Se você tem dúvidas, converse com a escola, com uma psicóloga, com uma amiga que tenha vivido isso, as vezes a experiência de uma amiga ajuda, mas nem sempre, porque cada criança é única! Pode ser que seu filho desfralde da noite para o dia e seja tranquilo, pode ser que ele tenha demonstrado que estava pronto, mas no meio do processo ele não estava pronto de verdade e tudo bem voltar atrás e respeitar o tempo dele! Pense no bem estar do seu filho em primeiro lugar!

Ontem o Caetano resolveu tirar a fralda e usar o penico! Ele tem 2 anos e 8 meses… Para algumas pessoas já está tarde para desfraldar. Eu acredito no tempo dele! Acredito que respeitar a hora do filho é prioridade! Não significa que você é uma mãe preguiçosa, significa que você é uma boa mãe que sabe que o seu filho tem o tempo dele! Não de bola para o que os outros falam, o que é pior? Magoar a vizinha faladeira ou seu filho? Nem preciso dizer que magoar seu filho cobrando dele um amadurecimento que ele não tem é um ABSURDO!!

Hoje ele fez 5 xixis no penico e 3 fora! Eu vibrei como se fosse gol de final de campeonato! Dei estrelinhas no mural, abracei, beijei, fiz dancinha da vitória! Coisas que só as mães entendem… Confesso que na hora que ele fez xixi fora me deu vontade de colocar fralda, pois é punk cuidar de um recém nascido, imagina ainda ter que cuidar da casa e limpar xixi no chão? Confesso que bateu cansaço e preguiça, mas cada xixi fora eu dizia que tudo bem, que na próxima ele iria antes no penico e faria certinho! E não é que depois de 3 xixis fora ele fez 5 dentro do penico??? 

Como ele acorda molhado eu conversei e falei que colocaria fralda na hora de dormir, vou esperar acordar mais seco.

Mas é isso, meu “pequeno” está ficando grande e mamãe está aqui pra ti apoiar sempre, amor da mamãe! 

Comente pelo Facebook

Leia mais!