19.jan.2015

DICAS DE COMO MANTER A HIDRATAÇÃO NO VERÃO

beber agua

Nestes dias de calor intenso perdemos muito líquido através do suor. E é nesta época onde idosos e crianças correm maior risco de desidratação. A hidratação é importante para manter a temperatura corporal, bom funcionamento do trânsito intestinal, é necessário para produção de enzimas digestivas, absorção de nutrientes e eliminação de toxinas.

As crianças precisam beber pelo menos quatro copos de água por dia para manter a hidratação do corpo, devemos oferecer líquidos mesmo que a criança não peça, mas como fazer isso?

Dicas para manter as crianças sempre hidratadas:

·Ofereça água, em pequenos volumes e sempre fresca (quase gelada): isto torna a absorção mais rápida, e consequentemente a hidratação também.

·Ofereça sempre frutas e legumes: estes alimentos são ricos em eletrólitos, que são importantes para manter as crianças por mais tempo hidratadas.

· Ofereça água de coco: é uma ótima opção de manter a hidratação. a composição química da água de coco é a mais próxima da composição dos líquidos corporais, mantendo também a boa hidratação das células.

. Faça picolé com suco de frutas ou pique frutas e adicione água de coco, evitando os corantes artificiais, excesso de açúcar e gordura.

· Uma ótima forma de hidratar é utilizar sucos de frutas, como melão e melancia. Além de serem fontes de potássio, são frutas com alto índice de água, além de serem doces, não necessitando da adição de água, nem de açúcar.

· Use recipientes bem atraentes, como copo das princesas, super heróis. Ou coloque um canudinho mais divertido.

· Se a criança não mamar mais no peito, utilize um copinho de treinamento e intercale com as mamadas.

Cuidado com o excesso de líquidos próximo das refeições. Lembre-se que a capacidade gástrica das crianças é pequena e se ofertar suco acaba sem apetite para o almoço ou jantar.

Aproveite o verão bem hidratado. 😉

Abraço Joci

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