13.jan.2012

Dicas para as birras dos filhos: de mães para mães!

A arte de educar um filho não é fácil, muitas vezes fazemos coisas que nos corta o coração, mas é para o bem dos nossos filhos, para serem boas pessoas! É por isso que falamos muitos NÃO’s, é por isso que fazemos o que achamos ser o melhor para eles e por eles! 

Os filhos, por sua vez, nos testam até não poder mais, querem saber até onde podem ir conosco, e querem TUDO DO JEITO DELES! Isso é normal, cabe a nós educarmos com amor, paciência e sabedoria, pois se a gente não ensinar, a vida ensina, porém sem o amor de mãe!

Dicas para as birras dos filhos!

* Ao invés de falar muitos NÃO’s o dia inteiro, pois já vimos que essa palavrinha causa chororô generalizado na criançada, usarmos outras palavras, por exemplo se a criança está escalando o sofá, ao invés de dizer aí NÃO, filho, devemos dizer … desce do sofá porque você pode cair e se machucar, fazer dodói. Enfim, não dizer NÃO a todo momento, pensar em outra justificativa, quem sabe eles não aceitam melhor?
* Quando o filho fizer birra, mudar completamente o foco. Fale entusiasmada: “Olhe a borboleta/formiga. Vamos ver onde a formiguinha foi? “ou seja lá o que for, tudo para distrair e mudar o assunto. E quando retornar ao assunto da birra ele já está mais calmo e aceita melhor.
* Sermos firmes na hora do NÃO, serão algumas vezes que teremos que repetir o não e logo eles aprenderão. Sim, não podemos nos render ao sim pela birra, ou chororô sem fim, senão eles nos testarão muito tempo mais, isso eu garanto por experiência própria. Quem nunca disse um sim para acabar com o chororô? Confesso que já disse, mas aprendi que isso resolve a curto prazo, mas a médio e longo prazo não.
* PACIÊNCIA,MUITA PACIÊNCIA, aguentar nos ouvidos o chororô, uma hora passa, não é mesmo? 
* RESPEITAR a rotina da criança! Se está na hora da soneca dele, tente evitar de sair naquele horário. Se está na hora do almoço, tente dar almoço antes de sair. Criança com fome, com sono é BIRRA NA CERTA!
* Quando viajarmos, ou passearmos na casa de amigos é legal levar alguns brinquedos do(s) filho(s), acredito que eles reconhecem alguma coisa deles, e ficam mais a vontade. A leitora Aline disse que leva brinquedos e dvd’s para distrair o filho quando vai passear. 
Espero que gostem, mamis!
E quem quiser somar com mais alguma dica é só comentar no post, quanto mais dicas melhor!
Beijos
Angi

Comente pelo Facebook

Leia mais!