26.ago.2013

Dicas Para a Retirada da Mamadeira! {Fala,Fono!}

Oi, mamães!

Hoje darei algumas dicas de como e quando iniciar o processo de transição da mamadeira para o copo!

tchaumamadeira

Sabemos que a mamadeira, assim como a chupeta é um hábito oral que impede o correto crescimento craniofacal, bem como o desenvolvimento dos dentes e a correta produção da fala, pelo fato de a respiração ficar alterada, a língua permanecer no assoalho bucal e outros problemas que já mencionei em artigos anteriores. Mas se vocês optaram por dar mamadeira, qual é a hora de retirá-la?

Por volta dos 3 anos é a idade ideal, ou limite, para a retirada da mamadeira, pelo fato de a face ainda estar em desenvolvimento.

Além de a mamadeira promover diversas alterações na fala e crescimento das estruturas orais, existem as “cáries de mamadeira”, aquelas que se alojam atrás dos dentes superiores: local onde é encostado o bico da mamadeira. É importante que a criança seja conscientizada da existência das cáries e ir se acostumando com o copinho, mesmo que seja antes de dormir: ofereça o leite, no copo, mas leve seu filho para escovar os dentes.

Algumas dicas:

– Não tire a mamadeira de uma hora para outra: isso pode gerar um trauma e dificultar o processo.

-Quando você decidir iniciar o processo avise seu filho, que as mamadeiras irão diminuir e ser trocadas por copos, com ou sem canudos. Permita que seu filho participe da decisão pelo copo ou canudo.

– Compre um “copo especial”: este será usado para substituir a mamadeira.

Tenha em casa um estoque de canudos coloridos, com voltinhas, sem voltinhas: chame a atenção da criança para o copo, da maneira que for mais criativa para vocês dois.

 Para as mamães que não podem amamentar!

A dica para as mamães que, por algum motivo não podem amamentar é acostumar os bebês com copinhos desde cedo. Acreditem: eles aceitam muito bem e vocês podem oferecer o leite materno em copinhos. Esta técnica é muito utilizada em maternidades. Conforme o bebê vai crescendo, poderá ser adaptado o uso do canudo.

Se, mesmo assim a opção for pela mamadeira, segue o modelo ortodôntico, que causa menores problemas com a formação facial do bebê:

bicosilicone (1)

Bico ortodôntico de mamadeira!

mamadeirabb

Mamadeira Ortodôntica!

 

mamadeiraideal

Forma correta de oferecer a mamadeira!

 

Espero que aproveitem as dicas!

Abraço!

Taís Alves Batschauer

CRFª9309/RS

Porto Alegre

[email protected]

Comente pelo Facebook

Leia mais!