7.fev.2014

Dicas para se organizar! { Mãe Empreendedora }

É o “sonho” da maioria das mães, poder trabalhar em casa, fazer seus horários, ser chefe de si mesma, e curtir os filhos por mais tempo! O primeiro post sobre Empreendedorismo Materno, foi especial para as mães que querem mudar, querem empreender, porém não tem ideia do que fazer. Quem ainda não viu, pode conferir aqui algumas sugestões de trabalhos que podem ser feitos no conforto do nosso lar!

Trabalhar em casa é muito bom, economizamos com o aluguel de um espaço, ganhamos tempo, pois  não precisamos nos deslocar até o local de trabalho, e fazemos nosso próprio horário, conforme nossa necessidade, podendo assim ficar com filhos, levá-los na escola, enfim, participar mais da vida dos filhos, sem abrir mão de uma renda, e até mesmo, de uma paixão!

SIM, é muito bom trabalhar em casa, porém para ficarmos “escravas” do trabalho, temos que nos organizar! E hoje tenho dicas para nos organizarmos e ficarmos mais felizes!

A minha maior dificuldade é organizar meu tempo, as vezes me pego checando email às 22:00, e até mesmo respondendo, pois essa hora o Antônio já está dormindo… assim como, aproveito o domingo para organizar os posts do Blog, divulgações na fan page, escolho frases de bom dia para começar bem os dias, essas pequenas coisinhas, que parecem simples, mas demanda um tempo do nosso dia!

Como se organizar estando em casa?

* Se arrume: ao acordar tome um banho, tire o pijama, se arrume como se fosse trabalhar fora. Não é porque trabalhamos em casa, que devemos ficar de pijamas. Temos que estar sempre prontas para receber um cliente, seja pessoalmente, ou mesmo uma conferência no skype.

bemvestida

* Rotina de trabalho, defina seus horários e coloque num mural. Tenha horário para acordar, comer, levar as crianças nas atividades, trabalhar. E obedeça esses horários, se cobre, peça para alguém cobrar caso você esteja muito inspirada para trabalhar e não se dê conta que esteja exagerando um pouco…

organize_rotina

* Separe um cômodo, ou um cantinho da casa para o trabalho: dependendo do seu trabalho,você conseguirá separar o espaço do trabalho e da vida familiar. O ideal é ter um cômodo da casa para escritório, onde você possa sair e considerar o trabalho feito, sem ficar pensando no trabalho, depois do “horário de expediente”.  E mantenha esse local arrumado, afinal quando as coisas estão bagunçadas por fora, por dentro, normalmente também está, manter as coisas em ordem fazem o trabalho render mais!

local_trabalho

* Invista no conforto, seja qual forem suas ferramentas de trabalho, invista em bons produtos. Se você trabalha com computador, tenha uma mesa confortável, uma cadeira ergonômica, um bom computador e uma internet rápida. Se você trabalha com clientes, tens mesmo que proporcionar o melhor para eles, e para você. Temos que ter condições de exercer um bom trabalho, é um investimento na nossa saúde e para nossos clientes.

oficce

* Defina metas diárias, semanais e mensais: nada melhor em nossas vidas do que METAS! Elas nos fazem querer ir mais longe, nos fazem sonhar e realizar! Por isso é tão importante definir metas, metas possíveis, para nos motivarmos cada dia, cada semana, cada mês, mais e mais!

metas

* Respeite a rotina de trabalho: Tão importante quanto organizar uma rotina de trabalho, é respeitarmos essa rotina! Quando estiver chegando o final do expediente, organize as tarefas do dia seguinte. E deixe para amanhã o que não conseguir fazer hoje! Assinale as prioridades para começar o dia com o que realmente importa. Elimine as tarefas dos dias anteriores antes de começar a ler emails, ou resolver as questões do dia.

rotina_respeite

* Se alimente bem: parece até bobagem, mas não é… muitas vezes estamos tão envolvidas no trabalho que esquecemos de comer e beber água. Por estarmos em casa, vamos deixando para depois e quando vemos é 15:00 e ainda não almoçamos. Além de não fazer bem para a saúde, acabamos que rendemos muito menos quando estamos com fome, mesmo sem percebermos. A minha dica é, tenha sempre uma fruta e uma garrafinha de água por perto!

alimente_bem

* AGRADEÇA e veja o lado bom das coisas: afinal de contas você está em casa, não passa horas no trânsito, não tem colegas de trabalho chatos, ou chefes que não escutam suas ideias! Se motive, deixe seu local de trabalho enfeitado com frases POSITIVAS e motivadoras! Agora você é dona de si, sua própria chefe, está realizando um sonho…seja FELIZ!

agradeca

 

Claro que nem sempre é possível fazer tudo da maneira ideal, ninguém melhor do que você para saber como funciona melhor, como gosta de trabalhar! Tem gente que adora trabalhar de pijama, ou mesmo no sofá, as sugestões são de coisas que adaptei a minha rotina, a minha vida e tem me ajudado a não ser tão “escrava” do trabalho, mas que claro, nem sempre funcionam, vejam bem, estou aqui, 20:05 terminando esse post, e na teoria meu expediente já terminou… 🙂

Espero que tenham gostado, em algumas semanas tem mais dicas, tá? A minha meta era ter dicas todas as semanas, mas no finalzinho da gravidez está difícil… espero que entendam!

Beijos, Angi

Comente pelo Facebook

Leia mais!